Cristina Esteche
A eleição para a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná movimenta os bastidores da política, em Curitiba. Hoje quatro pré candidatos se apresentam para substituir o deputado Valdir Rossoni (PSDB) na presidência.
Líder de votos no Paraná nas últimas eleições, o deputado estadual eleito Ratinho Junior (PSC) é o candidato natural ao cargo. Como pretende alçar voos mais altos e pleitear o governo após o novo mandato do governador reeleito Beto Richa, Ratinho Junior pode abrir o caminho e retornar à SEDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) onde continuará liberando obras para os 399 municípios paranaenses, em contato direto com os prefeitos. Mas uma coisa é certa: o nome do novo presidente vai passar pelo aval de Ratinho Junior que terá também o direito de indicar cargos importantes na Mesa Executiva. Aí há um impasse.
O deputado reeleito Plauto Miró (DEM) é outro pré candidato à presidência. No mínimo, numa negociação, vai querer ficar onde está, ou seja, na primeira secretaria, cargo que possui peso semelhante à presidência, provocando uma disputa com Ratinho Junior. Nessa questão, o governador Beto Richa terá que ser muito habilidoso porque possui dívida política com Plauto. O democrata abriu mão da candidatura à presidência em prol de Valdir Rossoni, perdeu a vaga no Tribunal de Contas do Paraná para o então deputado Fabio Camargo e, teoricamente, terá que abrir mão da presidência na nova legislatura.
Nesse jogo quem sai ganhando é o “tucano” Ademar Traiano, atual líder do Governo no Legislativo Estadual. Candidatíssimo à presidência, Ademar é companheiro de primeira hora do governador Beto Richa e “costura” apoios que podem conduzi-lo à presidência.
Por outro lado, o PMDB também comunicou que definiu em reunião durante a manhã dessa terça (28), que terá candidato próprio para concorrer à presidência da nova mesa diretora. A decisão ocorreu de forma unanime pelos oito parlamentares que o partido terá na próxima legislatura. Em 2015 o PMDB terá a segunda maior bancada na Assembleia, mesmo caindo de 13 para 08 deputados.