O Tribunal Superior Eleitoral adotou novas regras nas eleições municipais deste ano. Portanto, é preciso ficar atento ao que levar nas seções eleitorais neste domingo (15). Conforme o tribunal, os eleitores devem portar um documento oficial com foto e o título eleitoral. Isso porque lá constam os números da zona e da seção eleitoral.
Contudo, caso o eleitor não tenha o título de eleitor em mãos, o cidadão pode portar qualquer documento pessoal com foto. Desde que saiba o local correto de votação. Outra obrigatoriedade, tendo em vista a pandemia da covid-19, é usar máscara e respeitar o distanciamento. O TSE ainda recomenda que os eleitores usem álcool em gel nas mãos e sejam ágeis.
Outra recomendação é que cada eleitor leve uma caneta para registrar a assinatura no local de votação. Assim, evitando o compartilhamento de itens.
HORÁRIOS
Este ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. De acordo com informações da Justiça Eleitoral, os horários foram ampliados por conta da covid-19. Os eleitores tem uma hora a mais para votarem, a fim de diminuir aglomerações nas zonas eleitorais. Além disso, o período entre 7h e 10h será preferencial para os idosos.
JUSTIFICATIVA
Como nem sempre é possível comparecer à seção eleitoral, as pessoas que precisam justificar o voto podem fazer de dois modos. O primeiro é indo em uma mesa receptora de justificativa ou em uma seção eleitoral comum, portando um documento oficial com foto. Além disso, o interessado informar o número do título de eleitor e preencher um formulário.
Entretanto, conforme o TSE, é preferível que os eleitores que pretendem justificar, utilizem o aplicativo E-Título. Dessa maneira, justifiquem das 7h às 17h do dia da eleição. Isso porque ele funcionará como uma mesa receptora de justificativa.
E-TÍTULO
As informações sobre o título eleitoral podem ser obtidas no Portal do TSE, no campo “Serviço ao eleitor”. Quem fez a identificação biométrica poderá optar por usar o e-Título. O aplicativo desenvolvido pelo tribunal de justiça substitui o título em papel. Ele pode ser baixado na Google Play e na App Store.
Leia outras notícias no Portal RSN.