22/08/2023
Cotidiano

Eleições no alvi negro prometem ser polêmicas

Após um período pré-eleitoral conturbado marcado por denúncias, acusações, envolvimento policial, os sócios do Guarapuava Esporte Clube vão às urnas neste sábado (21) para eleger a nova diretoria. Duas chapas estão inscritas: a Eficiente que é encabeçada por Jorge Barreto, e a Lobo Solitário que tem como candidato a presidente o empresário Leônidas Gonçalves Franco. O processo eleitoral começa às 12 horas.

Viaturas policiais e o Departamento de Trânsito (Guaratran) foram acionados pela atual diretoria. Pouco antes das 12 horas o trânsito na Rua Brigadeiro Rocha fica lento a partir a rua Afonso Botelho. Cones irão formar uma espécie de corredor para que os associados possam ter acesso ao clube. De acordo com o presidente do Conselho Diretor, Jacir Queirós, a expectativa é de que cerca de 1,2 mil participem da escolha dos novos dirigentes do alvi-negro.

A exemplo da campanha, o dia das eleições deverá ser marcado por polêmica. A chapa de oposição contesta a decisão da comissão eleitoral presidida pelo conselheiro João Luiz de Laia de impor que apenas um fiscal de cada chapa acompanhe a eleição e o escrutínio dos votos.
“O estatuto da entidade diz que são três fiscais de cada chapa”, diz Leônidas Gonçalves Franco.
“A comissão eleitoral é quem faz as regras”, garante Queirós.

A comissão eleitoral será composta pelo presidente, secretário e mesários, para não causar filas expressivas. Estes serão os responsáveis pela confecção da ata das eleições, verificação das cédulas, urnas, sócios aptos a votar, assinatura no livro, auxílio ao eleitor, e contagem dos votos.

De acordo com Queirós, as cédulas serão iguais as de eleições anteriores. Após às 18 horas começa a contagem dos votos, com a presença de um fiscal representando cada chapa concorrente.

CAMPANHA
Se a oposição reclama de não ter acesso à lista dos associados para fazer uma campanha corpo a corpo, o candidato situacionista passou os últimos 30 dias em contato direto com os sócios. Por ser dono da empresa que faz a cobrança das mensalidades e atuar nesse setor há mais de 15 anos, Jorge Barreto teve esse privilégio. Somente nos últimos dias ele contatou mais de 600 pessoas pessoalmente pedindo votos e ainda ratificou por telefone. Fez um boletim informativo com as propostas de campanha.

A campanha oposicionista, entretanto, teve material publicitário mais elaborado: camisetas, panfletos, carros de som, adesivos foram confeccionados e ganharam as ruas da cidade. No sábado (14) uma carreata deu o tom da campanha.

Durante a semana a Lobo Solitário tentou impedir que a eleição de hoje fosse realizada, mas a Justiça indeferiu o pedido.

AS REGRAS
De acordo com as normas da eleição, os portões do Guarapuava Esporte Clube estarão fechados neste sábado (21), a exemplo do que aconteceu em eleições anteriores.

Somente entrará no clube o associado que estiver apto a votar, ou seja, patrimonial com mais de um ano, e em dia com a tesouraria, e remidos.

Os sócios aptos poderão utilizar o estacionamento do clube durante o tempo da votação desde que o carro esteja sem qualquer propaganda das duas chapas inscritas.

Não será permitida aglomeração das chapas em frente ao portão do clube. Poderão ficar apenas dos dois candidatos a presidente.

Será permitida “boca de urna” numa distância mínima de 100 metros do clube.
Não será permitido o uso de camisetas dentro do clube, nem mesmo no momento do associado ir votar. Também está vedada qualquer outro tipo de propaganda dentro do alvi negro.

As chapas concorrente poderão indicar apenas duas pessoas como fiscais desde que haja um revezamento das 12 às 15h e das 15h às 18h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.