22/08/2023
Brasil Cotidiano Política

Eleitor tem até 18 de agosto para pedir autorização para votar em trânsito

O voto em trânsito é permitido para eleitores com título regularizado que estejam em municípios com eleitorado acima de 100 mil pessoas

urna-eletrônica-voto

Eleitores já podem solicitar voto em trânsito (Foto: Abdias Pinheiro/Secom TSE)

O eleitor tem até o dia 18 de agosto para pedir autorização para votar em trânsito nas Eleições de 2022. Ou seja, ele deve informar à Justiça Eleitoral o local, fora do domicílio eleitoral, onde votará. Entretanto, somente eleitores que têm o título regularizado e no dia do pleito, vão ficar em municípios com eleitorado acima de 100 mil pessoas podem solicitar o voto em trânsito.

Conforme a Agência Brasil, quem for votar fora do estado poderá votar somente para presidente da República. Já o eleitor apenas fora da cidade, mas em outro município no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.

Essa modalidade de voto não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior. Porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições poderá solicitar o voto em trânsito.

O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais ocorre em 30 de outubro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.