* Por Rogério Thomas
A comemoração dos 200 anos de Guarapuava, lançada pelo ex prefeito Fernando Carli em 2010, foi um fracasso. Carli utilizou de argumentos históricos para forçar a data de 17 de junho como o dia oficial da criação do Município, fato sempre questionado por outros historiadores.
Para marcar a data, foi criado um extenso calendário de comemorações, que incluía atividades esportivas e show artístico, tendo como maior ídolo na época Amado Batista, a um custo de R$ 140 mil para os cofres municipais. No dia 17 de junho de 2010, Carli ofereceu um bolo gigantesco para a comunidade, servido na Praça 9 de Dezembro, justo na praça que reverencia o dia 9 de dezembro de 1819. Ou seja, comemorou os 200 anos na praça que, naquele ano, marcava os 192 anos do município.
No mesmo dia 17 de junho, Carli inaugurou a “Estátua do Cavalo”, como ficou conhecida a estátua em homenagem a Diogo Pinto de Azevedo Portugal, numa rotatória da Avenida Manoel Ribas, no mesmo lugar onde o ex-prefeito Victor Hugo Burko, em sua gestão, colocou "pássaros" construídos com plantas nativas da região.
O fato é que Carli conseguiu confundir a população e criar duas datas comemorativas. Atualmente, o calendário oficial define que a data oficial de aniversário de Guarapuava é 09 de dezembro. Assim, hoje, 17 de junho, é uma data que passa batido no dia a dia do guarapuavano.