22/08/2023



Segurança

Em 2012, 45 menores infratores deixaram de ser internados por falta de CENSE, afirma juíza

Durante entrevista coletiva na tarde dessa quarta feira (10), a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Rafaela Zarpelon, revelou um dado alarmante. Segundo ela, 45 menores infratores de Guarapuava, deixaram de ser internados por falta de vagas nos CENSE’s do Paraná. Sendo assim, os adolescentes foram detidos e liberados apenas cinco dias após serem apreendidos.

A maioria dos infratores foi detida por cometimento de atos infracionais graves, como: homicídios, tentativa de homicidio, tráfico de drogas entre outros.

Ainda de acordo com a juíza, o não recolhimento desses adolescentes para uma entidade sócio-educativa acarreta em várias conseqüências. “Esse cenário acaba proporcionando uma sensação de insegurança da população, um desestímulo da própria polícia, que apreende o adolescente e logo em seguida já o vê em liberdade, e também um descrédito do poder judiciário” afirmou.

Outra conseqüência é a impossibilidade desse adolescente poder se recuperar adequadamente e deixar a vida criminosa. Segundo as informações repassadas pela juíza, o atendimento multidisciplinar dado nos CENSE’s  têm resultado em um grande número de menores recuperados, que deixam de reincidir e se reinserem na sociedade.

“Não podemos fechar os olhos para a situação das crianças e adolescentes de Guarapuava. Eles cada vez mais têm sido recrutados por quadrilhas e redes criminosas e nós devemos agir contra isso” finalizou Rafaela Zarpelon.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo