22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Em 2023, notificações de dengue subiram mais de 335% em Guarapuava

A comparação com o mesmo período de 2022 mostra que houve um aumento de 14 para 61 notificações. Além disso, foi de zero a duas confirmações

MOSQUITO DA DENGUE

Em 2023, notificações de dengue subiram mais de 335% em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que as notificações de dengue em Guarapuava subiram 335,7% em Guarapuava. A análise do Portal RSN comparou dois informes epidemiológicos divulgados pela Sesa no mesmo período de 2022 e 2023.

No relatório de 22 de fevereiro de 2022, o município de Guarapuava apresentava 14 notificações da doença, enquanto não tinha confirmações. Desses, havia 12 descartados e dois seguiam em investigação pela Saúde. Dessa forma, a probabilidade de casos prováveis ficava em 1,10%.

Contudo, esse número teve um salto nesse novo período epidemiológico, que iniciou em agosto de 2022 e segue até julho de 2023. No informe do último dia 21, o número de notificações já chegou a 61. Entre eles, houve descarte de 52, quatro seguem em investigação e três não tiveram resultado conclusivo.

Além disso, já há dois casos confirmados da doença em Guarapuava. Entre eles, um importado, ou seja, adquirido fora do município. Não há informações sobre o segundo caso, se é importando ou autóctone, quando é adquirido dentro do município. Dessa forma, a probabilidade de casos confirmados ficou em 4,90%.

Comparativo – 22 de fevereiro de 2022 e 21 de fevereiro de 2023 (Dados: Sesa)

Entretanto, no Boletim Epidemiológico divulgado na última segunda (20) pela Secretaria Municipal de Saúde, os números são outros. Segundo esse informe, teria apenas uma notificação de dengue em Guarapuava e dois casos em investigação. Apesar disso, a Prefeitura divulgou um alerta sobre o índice de infestação do mosquito nessa quinta (23).

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO

O índice de infestação pelo mosquito da dengue atingiu o nível de alerta no “Termômetro da Dengue”, ficando em 1,2% em Guarapuava. Isso é o que afirma o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) da Vigilância Ambiental em Saúde.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, os dados coletados permitem o conhecimento da quantidade de imóveis com a presença de larvas de Aedes aegypti. Atualmente, a Vigilância encontrou focos nos bairros Santa Cruz e Vila Bela.

(Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue no município (PNCD), Sabina Curi, explica que as condições do Verão ajudam o mosquito a se multiplicar. Dessa forma, isso explicaria o aumento. Conforme ela, o índice registrado ainda se encontra no início do estado de alerta.

Isso significa que não podemos relaxar no trabalho de prevenção. É fundamental que não deixemos água parada nos jardins e quintais das residências. Essa medida simples já repercute positivamente no combate à dengue e outras doenças. Estamos reforçando também a atuação de nossas equipes na fiscalização em residências e terrenos baldios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo