Nesta segunda (30), Guarapuava confirmou 71 novos casos de covid-19. Desse modo, se aproximando dos 3 mil confirmados, com 2.924 confirmações até agora. Além disso, 828 destes casos estão ativos. Ou seja, tem maior chance de contaminação.
A Saúde também registrou 2.064 pacientes recuperados. Já os casos investigados correspondem a 309 no município. E a Saúde já descartou 5.117 casos. Por fim, 32 pessoas já morreram pela doença.
FISCALIZAÇÃO
Desde a publicação do decreto 8305/2020, na última quinta (26), foram fiscalizados mais de 40 locais no período noturno, entre estabelecimentos e festas particulares. Sendo efetuados seis autos de infração no valor de R$ 5 mil, interditados três locais e interrompida uma confraternização. Para ampliar o alcance, a fiscalização é dividida por Regiões, indo da área central até os bairros e distritos, incluindo as propriedades rurais. Participam das ações os agentes de fiscalização da prefeitura, policiais militares e guardas municipais.
De acordo com a fiscal tributária Joeci Aparecida de Lima, a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar é fundamental para o apoio da fiscalização. “Oferecendo suporte e garantindo a segurança e a ordem. Principalmente, porque em algumas situações existe o desrespeito e até a agressividade contra a equipe que também é composta por mulheres”.
Ao todo, durante a pandemia, já foram feitas mais de 100 notificações, cerca de 70 autos de infração e 20 interdições. Conforme o prefeito Cesar Silvestre Filho, o alerta epidemiológico é justamente para reforçar as restrições e as medidas de enfrentamento, incluindo a fiscalização. Isso para que a doença não avance e leve à sobrecarga do sistema de saúde.
Além da colaboração dos comerciantes, contamos principalmente com o comprometimento da população que tem enfrentado com responsabilidade esse momento difícil. Não podemos abandonar as medidas preventivas e promover aglomerações em estabelecimentos e residências, situações com maior risco de contaminação.
NOVO DECRETO
Em live na tarde dessa quinta (26), o prefeito Cesar Filho informou sobre um novo decreto com medidas de contenção à doença. Conforme o prefeito, está proibida a aglomeração de pessoas; eventos sociais que não estejam previamente agendados no Setor de Fiscalização Municipal. “Vamos também ampliar a fiscalização e punir severamente quem desobedecer as normas”. Essa restrição vale principalmente para festas domésticas. A desobediência terá multa de R$ 5 mil. As denúncias podem ser feitas diariamente pelo telefone 156, das 8h às 22h e pelo link da ouvidoria do município que você acessa, clicando aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.