Em apenas 10 dias, Guarapuava confirma cinco mortes por covid-19

O número de mortes nos 10 primeiros dias de novembro é o mesmo que o registrado durante todo o mês de outubro

Em apenas 10 dias, Guarapuava confirma cinco mortes por covid-19. O município já acumula 1.550 casos positivos (Foto: Reprodução/Olhar Digital)

A pandemia de covid-19 avança em toda a Região. Conforme os dados divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, em 10 dias cinco mortes foram confirmadas. É a mesma quantidade de registros durante todo o mês de outubro. Em três dias consecutivos, o município confirmou novas mortes.

Além disso, o número de casos confirmados também cresceu de forma exponencial. Nos 10 primeiros dias de novembro, 278 pessoas tiveram resultado positivo. O número representa 59,91% do total dos casos confirmados no mês anterior. Desse modo, em outubro 464 pessoas receberam o diagnóstico da doença. Coincidência ou não, o aumento de casos e mortes se deu após o decreto de 24 de setembro, que liberou festas em espaços públicos e privados.

Entretanto, após o aumento da covid-19, a Administração Municipal emitiu um novo decreto com medidas restritivas na última quinta (5), e que entrou em vigor na sexta (6). De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, toda a estrutura da Secretaria está mantida no sentido de reforçar as ações de vigilância, monitoramento, atendimento primário e nas urgências, bem como, transporte e garantia de acesso ao tratamento hospitalar.

“Apesar do aumento de casos e consequente sobrecarga de demandas, principalmente relacionadas ao monitoramento dos casos positivos, podemos tranquilizar a população que as medidas de enfrentamento da pandemia são rediscutidas diariamente, conforme se apresenta o perfil epidemiológico da cidade”.

CASOS

Ainda com base nos dados da Saúde, dos 1.550 casos positivos, 258 estão ativos. Além disso, 1.273 pacientes já se recuperaram da doença. Outras 216 pessoas aguardam o resultado do exames. Os casos descartados somam 4.287 casos. Por fim, 19 pessoas já morreram.

NO ESTADO

Já no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça (10) mais 1.037 casos confirmados e 29 mortes. Desse modo, os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná tem 221.583 casos positivos e 5.446 mortes por covid-19 desde o início da pandemia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

DE 'DAR ÁGUA NA BOCA'

Como já é tradição, hoje (26) tem pastel da Catedral em Guarapuava

NOVA 'EXPLOSÃO'

'Explosão da covid-19': Guarapuava confirma 110 casos e a 30ª morte

NÃO ACABOU

5ª Regional perde posto de menor índice de contaminação do PR

Comentários