22/08/2023



Segurança

Em assembleia agentes penitenciários de Guarapuava decidem por greve

imagem-10043

Guarapuava – Uma assembleia realizada na manhã de hoje, sexta-feira (6) na sede da Associação do Banco do Brasil reuniu 38 dos 150 agentes penitenciários que trabalham na Penetenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e no presído semi-aberto.
Eles deliberaram pelo início da greve da categoria. A votação teve 32 votos favoráveis, 1 contrário e 5 votos por mobilização sem greve.
De acordo com o sindicalista Alexandre Siqueira Lima, durante o dia aconteceram simultaneamente assembleias em Curitiba, Londrina e Cascavel. O resultado de cada uma delas será computado e só então será decidido se os agentes param as atividades ou se somente fazem uma mobilização com indicativo de greve. Se a decisão for por greve o Sindicato Estadual da categoria terá um prazo de 48 horas para comunicar a Secretaria de Estado da Justiça e de 72 horas para anunciar à imprensa.
A pauta de reivindicação que levou à convocação da assembleia geral extraordinária nesta sexta-feira é a seguinte: descongelamento do adicional de atividade penitenciária; implementação da escala de trabalo 24 x 72; cumprimento da lei do porte de arma; criação do quadro próprio para o cargo de agente penitenciário; concurso de remoção para os agentes penitenciários; implementação da aposentadoria especial para os servidores penitenciários; retratação do secretário de justiça pelas declarações de ofensas aos agentes de Londrina.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo