22/08/2023
Política

Em Brasília, prefeito confirma ampliação do aeroporto para retorno de voos comerciais

imagem-63794

A garantia de que Guarapuava será incluída no Plano Nacional de Aviação Civil Regional foi dada pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco,  ao prefeito Cesar Silvestri Filho. Acompanhou o prefeito o deputado federal Marcelo Almeida, articulador da reunião, e o diretor do Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria, Luiz Fernando Brustolin.

A audiência em Brasília foi realizada na tarde desta quinta (05) quando  houve a definição do cronograma de investimentos para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria. O inicio das obras está previsto para acontecer em maio de 2014.  De acordo com o prefeito, o município terá R$ 12 milhões para a obra, recurso que pode ser ampliado. “Com esta reunião, concluímos mais uma importante etapa para que possamos reativar os voos comerciais em Guarapuava, o que vai beneficiar o município e toda a região. O novo terminal atenderá a atual demanda e também dos próximos 20 anos”.

A inclusão do aeroporto no Plano Nacional de Aviação Civil Regional tinha sido anunciada pela ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann  à vice prefeita Eva Schran quando esta respondeu interinamente pelo município durante viagem do prefeito a Alemanha. Agora por causa das gestões politicas houve a confirmação dessa inclusão.

A garantia de que Guarapuava será incluída no Plano Nacional de Aviação Civil Regional foi dada pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco,  ao prefeito Cesar Silvestri Filho. Acompanhou o prefeito o deputado federal Marcelo Almeida, articulador da reunião, e o diretor do Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria, Luiz Fernando Brustolin.

A audiência em Brasília foi realizada na tarde desta quinta (05) quando  houve a definição do cronograma de investimentos para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria. O inicio das obras está previsto para acontecer em maio de 2014.  De acordo com o prefeito, o município terá R$ 12 milhões para a obra, recurso que pode ser ampliado. “Com esta reunião, concluímos mais uma importante etapa para que possamos reativar os voos comerciais em Guarapuava, o que vai beneficiar o município e toda a região. O novo terminal atenderá a atual demanda e também dos próximos 20 anos”. A inclusão do aeroporto no Plano Nacional de Aviação Civil Regional tinha sido anunciada pela ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann  à vice prefeita Eva Schran quando esta respondeu interinamente pelo município durante viagem do prefeito a Alemanha. De acordo com Cesar Filho, agora essa inclusão foi confirmada.  

Guarapuava está entre os três municípios paranaenses prioritários no Plano Nacional de Aviação Civil Regional, o que torna cada vez mais próximo o objetivo da prefeitura em garantir voos diários comerciais a partir de 2014, comentou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Em agosto deste ano, a Azul confirmou o interesse de conectar o município a mais 100 destinos, através do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Durante essa tratativa, Victor Rafael Rezende,  relações institucionais da Azul,  disse que a posição estratégica no Centro do Paraná e a importância regional de Guarapuava chamaram a atenção, além da postura da prefeitura em contribuir com a efetivação da parceria. “A Azul está ampliando sua abrangência no país e Guarapuava tem condições de retornar à rota das linhas comerciais”, lembrou Cesar Filho. “Estamos trabalhando para concretizar esse projeto”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo