A Secretaria Municipal de Agricultura do município de Candói vai revitalizar o programa de capacitação para filhos de agricultores familiares no município. Para isso, assinou convênio para receber R$ 88.275,55, o equivalente a R$ 8 mil mensais para a manutenção da Casa Familiar Rural. Sediada na mesma área onde está instalado o Centro de Eventos, a Casa Familiar Rural, porém, funciona em condições precárias. “Nunca foi dada a devida atenção para esse projeto que é muito importante para o município”, disse o secretário municipal de agricultura, Valdomiro Ivatiuk Junior à REDE SUL DE NOTÍCIAS. De acordo com o secretário, além da falta de manutenção da instalação física, outro gargalo do projeto é a falta de alunos. “Não houve uma divulgação do curso e vamos começar o trabalho por aí”, diz o secretário. Segundo Valdomiro, o prefeito Gelson da Costa (PT) solicitou um planejamento visando a motivação dos jovens para a agroindústria. "Isso representa melhorias na pequena propriedade com a diversificação e a geração de renda", observa o secretário.
A Casa Familiar Rural de Candói oferece o curso de Técnico em Agroindústria para 60 jovens que vivem no interior do município, atingindo também a atividade pesqueira. O sistema de ensino é diferenciado. “Funciona no sistema de alternância. Uma semana o aluno estuda na escola e em outra semana aplica o que aprendeu na propriedade da família, repassando os ensinamentos recebidos”, explica o secretário. O curso tem a duração de três anos e a Casa com capacidade para 60 jovens funciona em regime de internato. Não há nenhuma despesa para os pais dos alunos. As aulas começaram nessa segunda-feira (25) e basta o aluno possuir o primeiro ano do ensino médio para ter acesso ao curso.
Com a economia tendo como base a agricultura, principalmente, a familiar o município possui cerca de duas mil pequenas propriedades.