Na noite deste sábado (20) o torcedor guarapuavano compareceu em bom número para ver um grande jogo válido pelas Sextas de Final da Chave Ouro 2012. Em uma das melhores partidas da temporada, a equipe Agrária Guarapuava Futsal venceu por 4×2 o Pato Futsal e agora está a um empate da classificação para as Quartas de Final. A partida de volta será disputada no sudoeste do estado, no dia 31 de outubro.
O jogo
Em quadra, Guarapuava e Pato mostraram muita determinação e equilíbrio. No começo da partida a marcação forte dos visitantes conseguiu parar o ataque guarapuavano. As melhores chances, nos primeiros minutos, vieram com chutes de longa distância do ala Biro.
Aos poucos os pato-brabquenses adiantaram a marcação e conseguiram equilibrara as ações, conseguindo levar perigo ao gol de Dudu com Giovani (aproveitando bobeada da defesa) e Wagnão, em um chute forte, cruzado.
Aos 10 minutos o Pato criou sua melhor chance com Eduardo Júnior, que saiu na cara do gol, mas Dudu fechou bem o ângulo e evitou o gol. Dudu também foi importante ao defender mais um chute forte de Wagnão, desta vez em uma cobrança de falta.
O Guarapuava logo respondeu com duas boas chances: primeiro com Marcelinho, batendo sem ângulo e forçando o escanteio e depois com Biro, acertando um chute de primeiro na cobrança do corner.
Gol no final do primeiro tempo
O domínio guarapuavano se traduziu em gol nos instantes finais da 1ª etapa. Quando faltava 1 minuto para o intervalo, Biro mandou mais um chute de longa distância. Desta vez Marcelinho conseguiu desviar a bola com um toque de letra que tirou o goleiro Matheus da jogada: 1×0 e festa no Joaquinzão.
Na segunda etapa as equipes voltaram com um jogo parecido com o do início. Com muita marcação. Mas agora as equipes buscavam mais o ataque: o Pato tentando empatara e o Guarapuava tentando aumentar a vantagem.
Com maior volume, o Guarapuava perdeu ótimas chances com Thiago e Marcelinho. Já o Pato chegou bem com Fernandinho em chute cruzado defendido por Dudu e quase marcou com Rangel, que quase marcou contra o patrimônio ao tirar uma bola para escanteio.
Ânimos quentes
Aos 31 minutos, Ricardinho sofreu falta dura de Thomaz. Sem titubear, a arbitragem expulsou o jogador, entendendo que houve maldade por parte do atleta do Pato Branco. Ao reclamar todos os jogadores do Pato foram para cima da arbitragem. O time de Guarapuava acabou se envolvendo na confusão generalizada que só cessou com a intervenção do policiamento.
Depois de 10 minutos de paralisação, muita discussão e reclamação sobre agressões durante a confusão, a arbitragem resolveu reiniciar o jogo sem punir mais nenhum jogador ou membros das comissões técnicas.
No retorno com um jogador a mais, o Guarapuava foi com tudo para cima do Pato e o gol não demorou a sair: aos 32 minutos Rangel bateu firme e fez mais um para os guarapuavanos.
Mas a vantagem de dois gols não demorou muito, pois na jogada seguinte a arbitragem marcou pênalti a favor do Pato Futsal. Wando bateu forte, sem chances para Dudu, diminuindo a vantagem para 2×1.
Com o primeiro gol da partida o Pato se empolgou e tentou fazer uma pressão no time de Guarapuava. Porém quem marcou novamente foram os anfitriões: aos 37 Rangel mandou mais uma vez para as redes, marcando seu segundo gol na noite e o 16º no campeonato: 3×1.
Com o revés, Eduardo Júnior (o Malinha) assumiu a função de goleiro linha. Mas na primeira jogada dos visitantes com a formação ofensiva, Paulo Henrique roubou a bola e chutou para o gol vazio, marcando 4×1 no placar.
O Pato ainda encontrou forças para diminuir na jogada seguinte: Tato aproveitou o cochilo da marcação do Guarapuava para manter vivas as esperanças dos visitantes.
O Guarapuava ainda teve uma grande chance no minutos final com Willians. O ala roubou a bola e bateu para o gol desprotegido, mas, caprichosa, a bola bateu na trave e o placar terminou mesmo em 4×2 para o Guarapuava.
Vantagem invertida
Com a vitória, o Guarapuava passa a ter a vantagem do empate no segundo jogo que será disputado no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco (no dia 31). Para passar para a próxima fase o Pato Futsal precisará ganhar no tempo normal por qualquer placar, forçando a prorrogação. Se isso acontecer quem passa a ter a vantagem do empate, no tempo extra, é o time do Pato.
Ficha técnica
AGRÁRIA GUARAPUAVA FUTSAL 4X2 PATO FUTSAL
Primeira partida das Sextas de Final, Chave Ouro 2012
Data: Dia 20 de outubro de 2012
Local: Ginásio Municipal Prefeito Joaquim Prestes, Guarapuava-PR
Árbitro 1: Ednei Custódio da Silva (Umuarama)
Árbitro 2: Diogo Lunardi Moreira (Curitiba)
Anotador: Celmo Vazan (Curitiba)
Cronometrista: Madalena da Cruz (Maringá)
Representante FPFS: Rivelino de Castro (Campina Grande do Sul)
AGRÁRIA GUARAPUAVA FUTSAL
1ª formação: Dudu; Paulo henrique, Biro, Ricardinho e Thiago
2ª formação: Rangel, Valtinho, Willians e Ricardo Virtuoso
Entraram: Neto e Marcelinho
Técnico: Brigadeiro
PATO FUTSAL
1ª formação: Matheus; Thomas, Giovani, Tato e Douglão
2ª formação: Tato, Alex Gaúcho, Wagnão e Eduardo Júnior (Malinha)
Entraram: Fernandinho e Ninho.
Técnico: Márcio Borges
Gols do Guarapuava: Marcelinho (18m54s), Rangel (32m22s e 37m30s), Paulo Henrique (37m40s)
Gols do Pato: Wando (pênalti) (32m33s) e Tato (37m50s)
Cartões amarelos: Paulo Hernique (Guarapuava), Valtinho (Guarapuava) e Ninho (Pato)
Cartão vermelho: Thomas (Pato)
Exclusão: Márcio Borges (técnico do Pato Futsal)
Com informações de Clique Esporte.