22/08/2023



Economia Guarapuava

Em Congresso do Procon, prefeito cria programa para superendividados

Conforme a coordenadora do Procon, Luana Esteche é o Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira de Guarapuava

celso-1024x577

Celso Góes assina portaria (Foto: Arquivo/RSN)

Começa nesta quarta (23), a partir das 19h, o I Congresso de Direito do Consumidor e o I Fórum Paranaense dos Procons, em Guarapuava. O evento inédito no Paraná segue até amanhã, quinta (24). Conforme a programação, será no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. O Congresso atraiu mais de 400 participantes de vários estados brasileiros e cidades paranaenses. Além dos mais renomados doutrinadores da área.

De acordo com a coordenadora do Procon-Guarapuava, anfitriã do evento, Luana Esteche, a abertura terá um ponto alto. O prefeito Celso Góes junto com ela, assinam uma portaria criando o PODE. Trata-se do Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira de Guarapuava.

Conforme Luana Esteche, o PODE objetiva dar suporte ao consumidor, pessoa física, superendividado. Ou seja, aquele que não pode quitar dívidas atuais e futuras, sem comprometer a própria subsistência e da família.

O programa atenderá pessoas que se endividaram em decorrência de má administração das finanças. Ou ainda por intercorrências da vida. Como, por exemplo, o desemprego, morte de ente na família, doença, divórcio, entre outros.

O programa, segundo a advogada, vai auxiliar o consumidor tanto no tratamento do superendividamento como na negociação dos débitos. Uma das ações, conforme o programa, é auxiliar na negociação das dívidas. Isso ocorrerá por meio de audiência global com todos os credores. Além da orientação e auxílio também na reorganização do orçamento familiar. Aí, entra a educação financeira. “É Guarapuava mostrando que aqui o consumidor pode mais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo