22/08/2023
Política

Em Curitiba, Gleisi participa de formatura de alunos do Pronatec

imagem-63477

Dois mil formandos capacitados pelo Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) comemoram o final dos seus cursos e receberam o diploma na manhã desta sexta-feira (29), em Curitiba. No evento, que contou com a presença de ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, participaram alunos de 18 cidades das regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Guarapuava. Em todo o Brasil, o Pronatec, lançado pelo governo federal em 2011, já possibilitou a 4,6 milhões de brasileiros fazer cursos técnicos no Brasil.

Na abertura do evento, Gleisi  comentou sobre a atenção que a presidente Dilma Rousseff tem com o programa.  “A presidente Dilma tem especial carinho por este programa. O país e, neste caso, o Paraná, com este trabalho está construindo um caminho em direção ao desenvolvimento”, disse a ministra.

A ministra também visitou a Unidade de Saúde Monteiro Lobato, localizada no bairro do Tatuquara, acompanhada do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do secretário de Saúde do município, Adriano Massuda. Essa Unidade recebeu dois profissionais cubanos do Programa Mais Médicos e agora passa a atender a população em horário estendido até às 22 horas. Segundo a Prefeitura de Curitiba, 16 mil moradores serão beneficiados com a ampliação do horário de atendimento. Ao todo, a capital paranaense recebeu 23 médicos por meio do programa – nove brasileiros e 14 estrangeiros.

“Fiquei contente em visitar a Unidade de Saúde Monteiro Lobato no Tatuquara e conhecer os dois médicos cubanos que estão atuando lá. Começamos a discutir o programa Mais Médicos há mais de um ano e eu tive o privilégio de participar desde o início junto com o ministro [da Saúde], Alexandre Padilha”, disse Gleisi. A ministra também afirmou ter ficado emocionada ao ouvir os depoimentos os trabalhadores sobre os médicos.

“Os usuários da Unidade também estão sentindo-se bem atendidos pelos médicos. A comunidade do Tatuquara acolheu-os carinhosamente. Na segunda e terça-feira chegarão ao Paraná outros 104 médicos cubanos que atenderão em vários municípios do estado”, completou a ministra.

Ainda na área de Saúde, Gleisi conheceu a estrutura de funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Portão. O Centro presta atendimento a pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de crack, outras drogas e álcool. O CAPS faz parte do Programa Crack é Possível Vencer do governo federal. Curitiba aderiu ao programa no início do ano.

Gleisi também se encontrou com as equipes do programa Consultório na Rua. Nos primeiros três meses de funcionamento, o programa realizou três mil atendimentos à população em situação de rua. Em Curitiba, quatro equipes garantem o acesso dessa população aos serviços e equipamentos de saúde do SUS no município.

Agenda

Neste sábado (30), Gleisi junto com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, vão a Marechal Cândido Rondon para o lançamento oficial do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Paraná. O Paraná é o 12º estado a receber o lançamento da ferramenta que permite o registro público dos imóveis rurais e faz parte do processo de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o país.

Ainda em Marechal Cândido Rondon, será assinada a ordem de serviço para as obras de adequação da passagem urbana da BR-163 no município. O investimento no trecho de aproximadamente 5,4 quilômetros será de R$ 56,2 milhões.

À tarde, Gleisi participa do Encontro “Mulheres Mais que Vencedoras” que ocorre na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp). O evento faz parte de uma mobilização de igrejas a pedido da Secretaria Municipal da Mulher de Curitiba pelo fim da violência contra a mulher.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo