22/08/2023
Educação

Em dezembro, Guarapuava vai saber qual faculdade terá o curso de medicina

Por Cristina Esteche

O resultado final da última exigência para a escolha da instituição que vai ofertar o curso de medicina em Guarapuava sairá em 12 de dezembro. A previsão é do Ministério da Educação e o anúncio foi feito à Rede Sul de Notícias pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT).  Em Guarapuava, as instituições que estão interessadas em oferecer o curso são as faculdades Campo Real e Guairacá.

Na semana passada, o Ministério da Educação esclareceu às instituições de educação superior privadas, em audiência pública, sobre os procedimentos do Edital de seleção para autorização de funcionamento de curso. De acordo com a apresentação, as universidades terão o período de 18 de setembro a 3 de outubro para se inscreverem e enviarem os documentos necessários no Sistema Integrado de Monitoramento do MEC. O resultado está previsto para o final de novembro. As universidades ainda terão um prazo para recorrer. Só depois disso é que o Ministério da educação vai divulgar a instituição escolhida.

 “Guarapuava já conquistou o mais importante, com a confirmação do curso para o município, agora é essencial fornecer toda a documentação necessária para terminarmos o ano com mais esta excelente notícia. Tenho certeza que no próximo ano já estaremos colhendo os frutos deste trabalho”, destaca Zeca Dirceu.
 
As instituições de ensino superior que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.

A abertura dos cursos de medicina foi oficialmente autorizada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 543, no último dia 4 de setembro, para os municípios de Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama, como parte do programa federal Mais Médicos, que completou um ano no dia 2 de setembro.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.