22/08/2023
Geral

Em dias de chuva, água invade departamentos do Cedeteg

imagem-80815

Caio Budel

Problemas de infraestrutura no campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão incomodando a comunidade acadêmica e docente da instituição. Quando chove, mesmo que pouco, diversos departamentos são tomados pela água.

+ Richa determina corte de 30% nas despesas de custeio no PR

Nesta sexta feira (24), após o temporal que atingiu Guarapuava por quase duas horas, a água invadiu os departamentos de Matemática, Geografia, Química e as agências bancárias que ficam dentro do campus. Para o estudante Pedro dos Santos, os problemas devem se agravar com o corte de 30% nas despesas de custeio de todo o Paraná, anunciado no início da semana pelo governador Beto Richa. “Não é a primeira vez que acontece de a água invadir departamentos e muitos materiais já foram perdidos por falta de manutenção no campus”.

No prédio que sedia aulas de geografia e química, diversos pontos do teto estão com infiltração. Quando chove, a água escorre pelas paredes mesmo que o fluxo de água seja baixo. Em alguns prédios, como no que guarda os laboratórios de pesquisa de geografia, não foram instaladas calhas e isso facilita a entrada da água. Para não perder o material, os estudantes e professores tem que suspender os objetos para cima de mesas. “A água também para nos arredores dos prédios e isso facilita que ela entre. Na construção que está parada aqui no Cedeteg os materiais já começaram a apodrecer por causa do descaso”. 


Materiais tiveram que ser suspensos devido a invasão da água


Sem escoamento, água fica parada em volta de alguns prédios


Infiltrações também estão espalhadas pelos prédios

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.