Um levantamento feito pelo 16º Batalhão de Polícia Militar, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, constatou que nesse período foram apreendidas 1.496 armas de fogo em Guarapuava e nos 23 municípios onde o 16º BPM atua.
Em todas as cidades onde houve apreensões, Guarapuava teve o maior número, totalizando 419 armas de fogo apreendidas em dois e anos e meio. De acordo com 2º tenente do 16º BPM, Fábio Zarpelon, muitas pessoas ainda acham que arma dentro de casa é sinônimo de mais segurança para a família, fato que é contestado pelo policial. “A questão de que ter uma arma de fogo traz mais segurança para a pessoa tem que ser desmistificada. A posse ilegal de arma de fogo pode trazer um risco muito grande para a família”, explica Zarpelon.
O levantamento mostra que em 2009 foram apreendidas 617 armas; em 2010 somaram 605; e no primeiro semestre deste ano a Polícia Militar já apreendeu 279 armas de fogo. Com base nesses números, o tenente destacou que o crime está sendo combatido com a busca por essas armas de fogo em situação ilegal. “É um trabalho de prevenção garantindo que os delitos por arma de fogo sejam evitados”, observa.
A estatística feita pela PM mostrou que nesse período foram presas 1.075 pessoas por posse ou porte ilegal. O tenente Zarpelon orienta que a pessoa que possuir arma de fogo em situação ilegal deve ligar para o “190” e fazer a entrega voluntária, evitando consequentemente a sua prisão e outros crimes de natureza dolosa ou culposa.
SANÇÕES
De acordo com a Lei Federal 10.826, de 22 de Dezembro de 2003, para esses delitos estão previstas as seguintes sanções:
Posse irregular de arma de fogo de uso permitido
Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
Disparo de arma de fogo
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito
Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.