O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se em Foz do Iguaçu para dar posse ao diretor geral da Itaipu no Brasil, Enio Verri de 61 anos. De acordo com o cerimonial, a solenidade começou pouco depois das 10h, no Cineteatro dos Barrageiros. Esta é a primeira vez que Lula retorna a Foz depois das eleições de 2022.
Na última vez que lá esteve, há cinco anos, ele se encontrou com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, e participou do Seminário Internacional de Integração Latino-Americana. Nesse dia, Lula foi hostilizado por manifestantes ligados ao ex-presidente Bolsonaro. Além da posse de Enio Verri, que ao renunciar como deputado federal abriu espaço para Elton Welter, Lula se reúne com o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez.
Além de Lula também participam do evento a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o governador em exercício Dani Piana, o deputado Zeca Dirceu, o presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato. Acompanha Lula, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também participaram o deputado federal Aliel Machado, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, entre outros.
MUDANÇAS
Conforme a programação de posse, está prevista entrevista coletiva com Enio Verri, após a posse. Antecipando uma das expectativas dos moradores de Foz e Região, Enio disse que vai dar continuidade às obras em andamento, patrocinadas pela Itaipu. A Binacional financiou nos últimos anos a construção da Ponte da Integração, ligando o Brasil ao Paraguai. Também investiu na construção do acesso entre a BR-277 e a ponte em questão.
Entretanto, disse que vai rever os convênios assinados após outubro de 2022. Isso porque, Lula pediu que os convênios sejam vinculados às políticas nacionais. Outra novidade é que o novo diretor vai promover mudanças na forma de fazer novos investimentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.