22/08/2023
Política

Em greve, Unicentro terá aula pública e assembleia

imagem-86578

Da Redação

O início do ano letivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que estava marcado para acontecer nesta quinta feira (19), terá uma aula pública em vez das atividades normais da instituição em decorrência da greve de universidades no Estado.

A iniciativa da aula pública, organizada pelo Comando de Greve da instituição, será aberta para a comunidade, universitária e externa, com o intuito de dialogar sobre a situação da Unicentro no cenário atual. A ação tem início às 9h, no auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz, em Guarapuava.

“A aula pública tem como objetivo esclarecer os motivos que levaram à paralisação da Universidade por tempo indeterminado. Entre os temas a serem discutidos estão a autonomia universitária e o chamado sistema Meta 4. Ambos fazem parte do 'pacotaço' enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa para serem votados no sistema conhecido como 'tratoraço' e retirados de pauta”, explicou o comando em nota.

Outras ações marcarão o que seria o primeiro dia de aula da Unicentro em 2015. A partir das 14h, haverá assembleia geral da Associação dos Docentes da Unicentro, para apresentação dos resultados obtidos nos últimos dias e para o encaminhamento dos próximos passos. Uma segunda assembleia acontece na sequência, também no Francisco Contini, só que envolvendo outras entidades – APP Sindicato, Sintesu (que reúne funcionários e professores da Universidade), DCE e Sindicato dos Servidores do Detran-PR.

A partir das 19h, no mesmo local, ocorrerão diversas manifestações culturais, em apoio à paralisação dos servidores públicos.

Impacto
Segundo o Comando de Greve da Unicentro, as mudanças propostas pelo governador Beto Richa alteram drasticamente, por exemplo, a administração de concursos, as contratações, o plano de carreira e a previdência dos servidores da Educação do Estado do Paraná. Nesse sentido, a aula pública é uma oportunidade para se informar sobre as propostas do Estado, bem como suas implicações para as universidades públicas paranaenses, seus servidores e sociedade em geral, já que as instituições de ensino, para além de suas atividades de Ensino e Pesquisa, prestam uma série de serviços voltados às comunidades das regiões em que atuam.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo