Da Redação
Guarapuava – A produção da agricultura familiar está enriquecendo a alimentação distribuída aos alunos das escolas de Guarapuava. Essa junção tem um significado duplo: além de gerar renda ao pequeno agricultor, oferece uma alimentação saudável na merenda escolar.
De acordo com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), 31% dos alimentos são provenientes da agricultura familiar, ultrapassando a meta estabelecida que é de 30%. O fato é comemorado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho. “Estamos muito orgulhosos. Além de ultrapassarmos a meta que estabelece 30% ainda estamos aumentando a participação dos agricultores familiares no fornecimento dos alimentos da merenda, o que significa mais renda para essas famílias. Além disso, sabemos que esses alimentos são comprovadamente mais saudáveis, garantindo uma alimentação mais nutritiva para nossas crianças”, destacou.
De acordo com a diretora do Departamento da Merenda Escolar Municipal, a nutricionista Laura Maria Iatskiu Vasconcelos, os recursos para subsidiar a merenda escolar são do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Prefeitura de Guarapuava, que juntos somaram em 2016, mais de R$ 3,4 milhões em recursos.
Segundo Laura, no ano passado, a merenda atendeu mais de 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, registrando mais de cinco milhões de refeições servidas durante todo o ano.
A rede municipal de ensino em Guarapuava é composta pelos Centros Municipais de Educação Infantil, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. “O CAE acompanhou toda a evolução da merenda escolar em Guarapuava e incentivou todas as iniciativas que apontavam uma melhor alimentação para os alunos. Nos últimos anos observamos que o trabalho bem feito está surtindo ótimos resultados. É por conta de toda essa evolução que o Conselho aprovou o relatório de gestão da nossa merenda 2016”, finalizou a presidente do CAE, Zuleika Maria Mendes Lima.