22/08/2023



Guarapuava Saúde

Em Guarapuava, 84,7% das pessoas com covid-19 já se recuperaram

A Sesa informou nesta quarta (12) que o estado já tem 58.064 pessoas recuperadas de covid-19. O Brasil ultrapassou dois milhões de recuperados

coronavirus-4942077_960_720

Em Guarapuava, 84,7% das pessoas com covid-19 já se recuperaram (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Saúde do Paraná informou nessa quarta (12) que o estado já tem 58.064 pessoas recuperadas de covid-19. O número representa 60% do total de casos confirmados 96.697. Em Guarapuava, 412 pessoas já se recuperaram. Ou seja, 84,7% dos pacientes estão curados. Entretanto, mesmo com este cenário de boa recuperação entre os pacientes, é preciso continuar tomando todos os cuidados.

Nessa quarta (12), dois casos de covid-19 foram confirmados na cidade. Além disso, 2.397 pacientes descartaram a doença. Outras 57 pessoas ainda cumprem o isolamento domiciliar. E 113 casos suspeitos aguardam investigação. É preciso respeitar as medidas de prevenção, assim como aponta o Secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires.

“É preciso ficar em casa, usar máscara e respeitar o distanciamento social. Além disso, é necessário usar gel e lavar as mãos várias vezes ao dia”. Já no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde informou na quarta (12) que em um único dia foram confirmados 1.818 diagnósticos positivos. No Estado, já foram feitos 5.600 exames pelo método RT-PCR, que tem sido utilizado em diversos países como uma das principais formas de diagnóstico.

5ª REGIONAL DE SAÚDE

É importante ressaltar que de todo o Paraná, a 5ª Regional de Saúde é a com menor coeficiente de incidência por Regional. O número se refere aos casos confirmados levando em consideração cada 100 mil habitantes. Sendo assim, são confirmados 270 casos a cada 100 mil pessoas nos municípios atendidos pela 5ª Regional. Enquanto na Regional mais afetada, a 1ª RS Paranaguá, são confirmados 1.370 casos levando em conta o mesmo número de pessoas.

De acordo com a Sesa, a 5ª Regional de Saúde conta com 455.880 habitantes. Desses, 1.237 estão infectados com a doença e 831 recuperados. Em Boa Ventura de São Roque, nenhum caso de coronavírus foi confirmado até o momento. Em Marquinho sete casos foram positivados e seis já se recuperaram. O sétimo é uma pessoa que acabou morrendo em decorrência da doença. Na cidade de Palmital cinco pessoas tiveram os testes positivados e todas já estão recuperadas, bem como Campina do Simão que teve quatro confirmados e todos já estão curados.

Em Candói, 52 pessoas estão recuperadas e 14 ainda aguardam resultados dos exames. Já em Prudentópolis, 59 pessoas foram positivadas, 57 se recuperaram e uma acabou morrendo vítima da doença. Em Pinhão, 104 casos foram confirmados e 88 já apresentaram melhoras. Uma pessoa morreu no município. Desde o início da pandemia, a 5ª Regional de Saúde está traçando estratégias para conter a disseminação do vírus.

BRASIL

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou na última semana, dois milhões de recuperados da covid-19. Em todo o Brasil, são 2.309.477 pessoas curadas da doença. No mundo, estima-se que pelo menos 13 milhões de pessoas diagnosticadas já se recuperaram.

O número de pessoas curadas no Brasil é superior à quantidade de casos ativos, 751.107, que são os pacientes que estão em acompanhamento médico.

NO MUNDO

Até o dia 8 de agosto, o Brasil ocupava a segunda posição em relação ao número de casos do mundo com 3.012.412 positivos. Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 8ª posição em relação aos casos, com 14.334 confirmados para cada um milhão de pessoas.

PROPAGAÇÃO DO VÍRUS

De acordo com a Agência Brasil, em uma entrevista com especialistas, não há qualquer evidência científica de que quem contraiu a covid-19 não vá se contaminar de novo. Além disso, por ser uma doença nova, os efeitos do vírus a médio e longo prazo não são totalmente conhecidos. Quem teve a infecção pode ainda apresentar eventuais complicações.

OUVIDORIA GUARAPUAVA

A Ouvidoria foi instalada em Guarapuava para diminuir a propagação comunitária do vírus, ou seja, a transmissão entre membros da mesma família. Assim, por meio do telefone, a população pode denunciar irregularidades que ocorram em estabelecimentos comerciais ou em praças e parques públicos com relação às medidas preventivas da pandemia.

A equipe responsável trabalha de segunda a domingo, das 8h às 22h, com atendimento via telefone 156 e por meio do sistema on-line da Ouvidoria. Por fim, a prefeitura de Guarapuava e a Clínica Escola de Fisioterapia (CEFISIO) da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) estão auxiliando na reabilitação da capacidade respiratória de pacientes que tiveram covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo