Em Guarapuava 90% dos leitos de UTI estão com pacientes da covid-19

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Goes, dos nove internados na UTI cinco são de Guarapuava e respiram com auxílio mecânico

*Matéria atualizada às 22h18 de 4 de maio de 2020 para retificação de informação.

Nas últimas 24 horas Guarapuava teve mais um caso de coronavírus confirmado. Assim, são 16 pacientes que estão com a doença. Outros 11 casos estão sendo investigados e aguardam resultados de exames do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Porém, segundo o secretário  municipal de Saúde, celso Goes, 90% dos leitos de UTI no Hospital São Vicente estão ocupados. “Só temos um leito disponível. Esse é o grande gargalo da nossa saúde. São apenas 10 leitos para cerca de 500 mil habitantes e nove estão ocupados. São cinco guarapuavanos, quatro respiram por ventilação mecânica, e outros cinco são de cidades da Região”. Conforme o secretário, Laranjeiras do Sul conquistou 10 leitos para atendimento da covid-9. Entretanto, três são sem respiradores. Portanto, os pacientes da Região são trazidos para o Hospital São Vicente, que é referência do coronavírus para a Região.

Por isso eu peço: favor, usem máscaras; lavem as mãos; fiquem em casa; respeitem o distanciamento social. Acreditem no que estamos falando. 

Celso Goes lembrou que a Secretaria tem feito o que pode para atender a população e evitar que Guarapuava viva o que está ocorrendo em Manaus onde mortos pela covid-19 estão sendo sepultados em vala comum.

“Lançamos um call center para atendimento geral; outro somente para gestantes; ampliamos o Fala Saúde. Temos 33 unidades básicas de saúde. Estamos contratando mais oito médicos, além de técnicos e profissionais de enfermagem; conseguimos testes rápidos, mas a população precisa fazer a sua parte”.

O SARAMPO ESTÁ NO AR

Entretanto, outra grande preocupação do secretário municipal de Saúde, Celso Goes, é a incidência de sarampo que pode ocorrer no município, principalmente, com a chegada do clima frio. Assim, mais uma vez, o secretário volta a fazer um apelo à população. “Por favor, há vacina contra sarampo em todas as unidades básicas de saúde. O sarampo é mais letal do que o coronavírus”. E continua: “usem máscaras ao sair de casa. Evitem aglomeração de pessoas; respeitem o distanciamento social de dois metros entre uma pessoa e outra. Por favor, nos ajudem a evitar a propagação do novo coronavírus”.

 

MAIS UMA MORTE NO PARANÁ

A Secretaria de Saúde confirmou mais uma morte no Paraná. Agora são 94 mortes causadas pelo novo coronavírus e 48 novos casos de Covid-19, ou seja,  1.562 casos confirmados.
De acordo com a Sesa, a morte divulgada nesta segunda (4) é de uma moradora de Paranavaí. A mulher de 78 anos estava internada e foi morreu nesse domingo (3). No total 135 cidades paranaenses têm casos confirmados da Covid-19.

BRASIL TEM MAIS 263 MORTES

Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (4) o mais recente balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil. Assim, nas últimas 24 horas são 7.288 mortes. Eram 7.025 no domingo (3). Ou seja, nas últimas 24 horas mais 263 pessoas morreram por coronavírus.

De acordo com o MS,  há 105.222 casos confirmados, contra 101.147 no domingo. Isso significa que foram confirmados novos 4.075 casos da doença.

Relacionadas

ELEIÇÕES

Pelos 'bastidores da política' em Guarapuava

NOVOS CASOS

Guarapuava confirma quatro novos casos de covid-19

LAVAGEM DE DINHEIRO

Policiais cumprem mandado em Guarapuava em investigação do RJ

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com