O número de mortes em Guarapuava em decorrência da covid-19 já chegou a 102. Desde o início da pandemia, o maior número de mortes confirmadas em um único dia foi 5 de fevereiro, quando cinco guarapuavanos perderam a vida para a infecção. De acordo com os dados do perfil Guarapuava Covid em Gráficos no Instagram, com análises feitas por Lucas Pauluch, a maioria dos mortos são homens, com idades entre 70 e 79 anos, que somam 23 vítimas. Do total de mortos no município, 62 eram homens.
Além disso, até o mês de setembro, somente homens tinham morrido em decorrência da doença no município. Até então havia o registro de 10 moradores que perderam a vida. Outubro foi o único mês do ano passado em que morreram mais mulheres. Ocorreu a morte de dois homens e três mulheres.
Em novembro, nove homens e nove mulheres perderam a vida. Já em dezembro, o número de mortes de homens pela infecção quase que dobrou, e 16 perderam a vida, além de 10 mulheres. No primeiro mês de 2021, 17 homens e 12 mulheres morreram. Nestes primeiros 11 dias de fevereiro, 15 pacientes já morreram. Sendo seis do sexo feminino e nove do sexo masculino.
MÉDIA MÓVEL
A média móvel de novos casos da covid-19 em Guarapuava, está em 73,71 casos por dia. O dado foi divulgado por um perfil no Instagram que analisa diariamente o avanço da doença no município. Atualmente, a Saúde totaliza, desde o dia 26 de março, quando houve a confirmação do primeiro caso no município, 7.302 casos confirmados. Os ativos somam 638. O que representa 8% do total de casos positivos.
LOTAÇÃO HR
O Departamento de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado atualizou os dados sobre a ocupação de leitos nos hospitais da Região que tem atendimento exclusivo para a covid-19.
Por fim, conforme os dados divulgados nessa quinta (11), o Hospital Regional de Guarapuava está atualmente com 80% dos leitos de UTI ocupados. A ocupação dos leitos de enfermaria é de 32%.
Leia outras notícias no Portal RSN.