22/08/2023


Ciência Em Alta Guarapuava

Em Guarapuava, Google explora parcerias com o Cilla Tech Park e Ipec

Gestores da multinacional Google buscam fortalecer parcerias em biotecnologia, saúde, ciência de dados e Inteligência Artificial no Paraná

Governo do Paraná e Google buscam novas oportunidades de cooperação em pesquisa (Foto: Seti)

O Cilla Tech Park e o Instituto de Pesquisa do Câncer (Ipec), despertaram o interesse da multinacional Google. Os dois centros estratégicos sediados em Guarapuava, tratam do desenvolvimento de biotecnologia, inteligência artificial e ciência de dados. Num itinerário traçado pelo Goveno do Paraná, gestores da Google conheceram o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, nessa segunda (11). Em seguida vieram a Guarapuava. A visita teve a articulação da Secretaria de Planejamento, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Em Guarapuava, os representantes da Google conheceram de perto o ecossistema de inovação que está sendo desenvolvido no bairro ‘Cidade dos Lagos’. Em especial o Cilla Tech Park e o Ipec. O Cilla Tech Park, se destaca como um importante centro para startups e empresas focadas em tecnologia e saúde. Assim sendo, oferece um ambiente propício para a criação de soluções que impactam diretamente o bem-estar da população. De acordo com os gestores do CTP, o parque é um elo entre a ciência e a tecnologia, contribuindo para o avanço da saúde pública e da qualidade de vida.

No Ipec, conforme a programação, o grupo teve a oportunidade de conhecer o Projeto Genomas Paraná. Trata-se de uma iniciativa inovadora que utiliza inteligência artificial e ciência de dados para mapear o perfil genético e epidemiológico da população. O projeto procura identificar biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis. Tem a parceria entre o Ipec, a Seti, a Fundação Araucária, Unicentro, UEPG e UFPR. Com um investimento de R$ 3,12 milhões, sendo metade dos recursos oriundos do Fundo Paraná, o Genomas Paraná tem o potencial de impactar diretamente a medicina personalizada e o tratamento de doenças crônicas.

COOPERAÇÃO ENTRE EMPRESAS E CENTRO DE PESQUISA

De acordo com o secretário estadual da Seti, Aldo Nelson Bona, a colaboração entre grandes empresas de tecnologia e centros de pesquisa, é uma tendência mundial. “Essas parcerias têm mostrado resultados positivos na aceleração do desenvolvimento de soluções inovadoras”.

Bona destacou também que essas parcerias são fundamentais para a criação de produtos e serviços mais eficazes e acessíveis à sociedade. Ele ainda reforçou que a visita teve como foco discutir as oportunidades de integrar as plataformas tecnológicas da Google com os projetos locais. Dessa forma, potencializando o impacto de novas soluções, especialmente nas áreas de saúde e biotecnologia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo