A nova prorrogação da campanha de vacinação da gripe, anunciada pelo Ministério da Saúde nessa semana, prevê novo prazo de imunização para os integrantes do grupo de risco. Em Guarapuava, a ampliação da campanha até 22 de junho deve permitir que mais pessoas sejam vacinadas, já que a meta municipal ainda não foi alcançada.
Na cidade do terceiro planalto, o relatório municipal aponta para a imunização total de 34.874 doses aplicadas, sendo os idosos o grupo com maior índice de vacinados, em números totais. Se considerarmos o índice com relação a meta de cada grupo, o maior número de imunizadas está nas mães em período pós-parto, com 87% das mulheres já vacinadas.
Em uma semana, o Paraná registrou a ocorrência de seis mortes por gripe confirmadas pelo Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Neste ano, o Estado já registrou 24 mortes pela doença.
Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e 4 anos, gestantes, mães em período pós-parto, servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e professores da rede pública e privada. A partir do dia 25 de junho, as doses disponíveis serão oferecidas à população em geral.
Para se vacinar contra a gripe, é preciso ter em mãos o documento pessoal, carteira de vacinação e cartão do SUS. Para fazer o cartão, é necessário documento pessoal e comprovante de residência. O atendimento para a vacinação é das 8 às 12h e 13 às 17h, de segunda a sexta feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava e dos distritos.