Busca de experiências, compra de equipamentos, nutricionista especializada, são alguns dos investimentos que estão sendo feitos para que pequenos produtores de Guarapuava possam agregar valores à produção.
Uma viagem técnica aos municípios de Missal, Cascavel, Medianeira, São Miguel e Nova Aurora nesta terça-feira (21), leva técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapuava, da Vigilância Sanitária e outros departamentos afins. Coordenados pelo secretário Itaci Vezzaro (Agricultura) a comitiva conhece experiências sobre agroindustrialização de produtos oriundas de pequenas propriedades.
“O foco da nossa administração é valorizar os micro e pequenos produtores e essa viagem técnica visa mostrar experiências que estão dando certo em outros municípios”, disse o prefeito Cesar Filho à REDE SUL DE NOTÍCIAS, nesta terça-feira (21). No gabinete na Prefeitura, o prefeito lembrou que a sua administração dobrou o orçamento da agricultura para o próximo exercício financeiro. “Neste ano aumentamos em 150% o número de técnicos agrícolas para prestar assistência técnica e promover a capacitação dos nossos agricultores”, afirmou o prefeito.
Guarapuava possui 3,4 mil produtores cadastrados, dos quais 78% são oriundos da agricultura familiar. Segundo Itacir Vezzaro, a maioria produz embutidos, geleias, queijos e outros produtos que podem ser vendidos em feiras, colocados no mercado, gerando renda e contribuindo para que o agricultor, principalmente, o jovem, permaneça no campo.
“Essa viagem técnica vai servir para mostrar, principalmente, a técnicos que exigem muitas coisas, de que uma iniciativa simples pode ser viável”, afirmou o secretário. Num segundo momento, outra viagem técnica fará o mesmo percurso, mas levando 15 famílias já cadastradas para o projeto.
INVESTIMENTO
Como apoio ao pequeno agricultor, a Secretaria Municipal de Agricultura está comprando seis conjuntos de máquinas para o processamento de legumes e verduras. “Essas máquinas serão levadas para associações e servirão para cortar, retirar a umidade, e empacotar a vácuo, deixando os produtos prontos para a colocação no mercado”, anunciou o secretário Itacir Vezzaro.
Segundo o prefeito Cesar Filho, uma nutricionista especializada já foi contratada para assessor os produtores.