Da redação – O governador Orlando Pessuti reuniu-se nesta quinta-feira (27) com prefeitos e vice-prefeitos dos 36 municípios da região Centro Sul do Paraná em Guarapuava, durante o Programa de Descentralização do Governo. Os representantes das associações municipais agradeceram a presença do Estado na região e frisaram a importância de parcerias para o desenvolvimento do interior.
“Pela manhã, tivemos uma reunião de prestação de contas, e na sequência assinamos convênios e ordens de serviço. A interiorização é um passo importante para o crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Paraná”, disse Pessuti.
Na primeira reunião, Pessuti recebeu representantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). Os prefeitos agradeceram a assinatura de anteprojeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa para criação da Região Administrativa do Centro do Paraná, que terá Pitanga como município-sede.
“Ela representa um marco para os municípios da Amocentro, irá modificar a realidade da nossa região. Precisávamos muito desta atitude de coragem tomada por Pessuti”, falou o presidente da Amocentro, o prefeito de Santa Maria do Oeste, Cláudio Leal.
Fazem parte da Amocentro as cidades de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão,Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador, Santa Maria D´Oeste e Turvo.
Para o governador, o estabelecimento de uma região administrativa no Centro do Paraná trará desenvolvimento aos municípios. “Desde a criação da Amocentro, temos o sonho de criar a região administrativa e com isso, modificar para melhor a realidade das cidades que a integram”, afirmou Pessuti.
O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para que os municípios apresentassem suas principais necessidades. “A interiorização é o contato mais direto que os prefeitos podem ter com o Governo e as autoridades estaduais em suas regiões. Isso sempre tem um efeito positivo”, comentou.
Na segunda reunião do dia, Pessuti reuniu-se com prefeitos da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) e da Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná (Cantuquiriguaçu). Durante o encontro, o governador falou sobre os investimentos para a região e explicou procedimentos que serão adotados para a liberação de recursos e a conclusão de obras já iniciadas.
“Hoje, cuidamos dos interesses da região de Guarapuava. Nas próximas semanas, estaremos reunidos com prefeitos de outras regiões. Temos um grande conjunto de obras para todo o Paraná, frutos de ações dos últimos sete anos de Governo”, afirmou Pessuti em seu discurso.
O prefeito de Paula Freitas e presidente da Amsulpar, Paulo Henrique Matos de Almeida, frisou a importância da interiorização para o desenvolvimento das pequenas cidades. “A grande quantidade de obras que vêm sendo realizadas, somadas à atenção que o governador tem nos dado, é essencial para o nosso desenvolvimento”, afirmou.
Integram a Associação dos Municípios do Sul Paranaense os municípios de Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória
“Só temos a agradecer por todos os empreendimentos que temos recebido ao longo dos últimos sete anos. Os municípios do Canturiguaçu foram beneficiados por hospitais, Clínicas de Saúde da Mulher e da Saúde, escolas e pavimentação. Estas ações mudaram a nossa realidade”, disse o prefeito de Quedas do Iguaçu e presidente do Canturiguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado.
Fazem parte do Cantuquiriguaçu os municípios de Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Guaraniaçu, Goioxim, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond
Participaram da reunião os deputados estaduais Antônio Anibeli, Artagão de Mattos Leão, Cleiton Kielse, Alexandre Curi, Felipe Lucas e Nereu Moura e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures.