Cristina Esteche
Descargas atmosféricas, ou raios, que vem ocorrendo em Guarapuava, nos últimos dias, tem causado prejuízos à parte da população. Aliado aos raios, a falta de energia elétrica vem atingindo a cidade e o interior. Somente na noite de ontem, quinta feira (12), 396 consumidores ficaram sem luz no Bairro dos Estados, Jordão, Centro e outras localidades rurais. “Uma descarga elétrica atingiu um dos transmissores entre às 22h40 e 23h35”, disse Rodolfo Ambrosio, do Grupo Energisa, proprietária da Força e Luz do Oeste, concessionária em Guarapuava.
Além da falta de energia elétrica, os raios estão prejudicando moradores. São eletrodomésticos, equipamentos de consultórios médicos, entre outros objetos que acabam queimando.
No Bairro dos Estados, Irene Alvarenga ficou sem o liquidificador, sem o aparelho de tevê e sem o ferro elétrico. “Deu um estrondo e saiu faísca dos aparelhos. Queimou tudo”, reclamou a dona de casa, em contato com a Rede Sul de Notícias.
Assim como Irene, inúmeras pessoas entraram em contato com a RSN reclamando dos prejuízos sofridos.
Ângela Luca voltava para casa quando quase foi atingida. “Chegou a sair fumaça do meu guarda chuva. Levei o maior susto”, contou.
De acordo com o Instituto Simepar, as descargas atmosféricas podem continuar acontecendo neste final de semana. "A chuva deve voltar com ais intensidade, principalmente no domingo, e sempre há riscos de descargas", disse o metereologista Lizandro Jacobsen, do Simepar à RSN.