Cristina Esteche com foto da Secom
Abrir, fechar, legalizar ou alterar um empreendimento está ficando cada vez mais fácil em Guarapuava. Na tarde desta quinta (18), o prefeito Cesar Silvestri Filho assinou a adesão ao programa federal RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), uma ferramenta disponibilizada pelo Sebrae que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, on line.
De acordo com a coordenadora do programa Guarapuava Empreendedora, Ana Claudia Klosouski, Guarapuava é o terceiro município do Paraná a ter essa inclusão. “Fomos selecionados pelo ambiente favorável que Guarapuava oferece ao meio empresarial pela agilidade nos processos na abertura de novos empreendimentos. “Em três meses de atuação do programa 205 micro empresas já foram formalizadas em Guarapuava e realizados 370 atendimentos”.
A partir de agora, o empreendedor abre a empresa e só retorna na Agência do Empreendedor com sede na Prefeitura para pegar o alvará. “Estamos no mesmo patamar que Londrina e Maringá e antes que Cascavel que será a quarta cidade a contar o programa. Nós somos o terceiro.”
O programa Guarapuava Empreendedora lançou a RedeSim em parceria com a Secretaria de Finanças do município, Sebrae e Junta Comercial do Paraná.
Funcionamento
Esse sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.
No módulo de orientação, o cidadão pode esclarecer dúvidas em relação à possibilidade do registro ou inscrição do negócio pesquisado e também sobre a documentação exigida em cada localidade. A Redesim prevê pesquisas prévias à constituição ou alteração de empresas, as quais deverão ser suficientes para que o usuário seja informado da possibilidade da atividade no local escolhido pelos órgãos e entidades competentes.
Após implantada em sua plenitude, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuem em áreas não consideradas de alto risco. Estima-se que essas empresas correspondam a mais de 70% do total de sociedades em funcionamento no Brasil.
Selo
Na mesma solenidade, nove dia após o aniversário de Guarapuava, o Correios lançou um selo comemorativo ao município.