A Semana da Pátria em Guarapuava começou com hasteamento das bandeiras na manhã desta quarta (1º). Às 8h na Praça 9 de Dezembro, os pavilhões municipal, estadual e nacional, começaram a tremular. Nesse mesmo horário, em frente à Prefeitura, o prefeito Celso Góes e secretários municipais, também hastearam as bandeiras.
De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Rita Felchak, a Banda Municipal participou. Conforme Rita, essa solenidade se repetirá diariamente até a segunda (6), na Prefeitura. Entretanto, no dia 7 as comemorações cívicas se resumem à Praça 9 de Dezembro. “Teremos um momento de hasteamento dos pavilhões com autoridades”. No entanto, este é o segundo ano que o desfile cívico não ocorre, por conta da pandemia da covid-19.
PARANÁ
Já no Paraná, em solenidade no Palácio Iguaçu, a cerimônia liderada pela Polícia Militar, Forças Armadas e Guarda Municipal de Curitiba, homenageou os profissionais de saúde. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), o vice-governador, Darci Piana, reforçou a importância da data para a nação.
“A Semana da Pátria representa nossa independência. Precisamos lembrar da grandeza do nosso País e da necessidade da participação de todos os brasileiros em continuarmos livres, inspirados pelo grito da independência de Dom Pedro II às margens do Rio Ipiranga”.
Conforme Piana, o Paraná tem a “obrigação moral” de abrir a Semana da Pátria com uma homenagem. “Agradecemos aqueles que trabalharam muito pela saúde da nossa gente”. Assim, a primeira pessoa vacinada no Estado, a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, e o diretor-geral do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza Junior, hastearam a bandeira do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.