22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Em Guarapuava, transporte coletivo vai parar perto da casa de usuários

Lei municipal em Guarapuava beneficia idosos, mulheres, portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida

lei-parada-segura-2020-4-768x512

Uma iniciativa vai beneficiar idosos, mulheres e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que são usuários do transporte coletivo urbano em Guarapuava. Assim, a partir do dia 20 entra em vigor  ‘Parada Segura’.

De acordo com a Prefeitura, trata-se da lei municipal 1.203/2002. De acordo com o texto, todos os dias, entre às 21h e 6h da manhã, esse público pode pedir que o ônibus pare fora dos pontos previstos.

Conforme a Pérola do Oeste, empresa concessionária do serviço, quem precisa parar fora do ponto, por questão de segurança, deve acionar a campainha. Outra opção é avisar o motorista. Assim, nos dois casos é preciso avisar com antecedência.

Para o diretor da Pérola do Oeste, Ruy de Camargo e Silva Júnior essa determinação vai oferecer mais segurança aos usuários que, por vezes, se sentem vulneráveis.

Há receio em fazer o trajeto entre o ponto de ônibus e sua casa, à noite, quando o movimento nas ruas é menor. Vamos diminuir essa distância, deixando menor o percurso a pé. Para isso, será preciso a colaboração dos usuários para que, além de seguro, seja o mais funcional possível.

Porém, o desembarque só será atendido se não infringir o itinerário das linhas e as regras de trânsito. Para atender os usuários se enquadram no ‘Parada Segura’ a empresa está promovendo treinamentos específicos com os motoristas. Informativos e ações contínuas de esclarecimento também já estão sendo feitas com o público alvo.

Assim, nesse período de adaptação, será preciso a colaboração dos usuários para estabelecer um diálogo prévio com o motorista sobre o local em que desejam parar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo