O bom senso e a colaboração para evitar a propagação da covid-19 prevaleceram em Inácio Martins, após encontro entre comerciantes e o prefeito Junior Benato. Distante pouco mais de 60 quilômetros de Guarapuava, o município que conta com 11,3 mil habitantes, tomou uma decisão na tarde dessa quarta (3). “Vamos continuar seguindo à risca as determinações do decreto do governador Ratinho Junior”.
De acordo com o prefeito Junior Benato (PSD), desde a sexta (27) quando saiu o decreto vigente, o município decretou o lockdown. “Como sou presidente da Amcepar e do Consórcio de Saúde tomamos uma decisão conjunta de cumprir o decreto na integralidade”.
Conforme Benato, dos 10 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, apenas um deixou de cumprir. Assim, Imbituva está sendo multada. Entretanto, após cinco dos nove dias previstos pelo decreto estadual, comerciantes pediram ‘socorro’. Por isso, uma reunião entre o prefeito, a Polícia Militar e comerciantes debateu o assunto.
CUMPRIMENTO DO DECRETO É CONSENSUAL
Uma das propostas da reunião era a flexibilização de atividades não essenciais. “Nosso município é pequeno. Temos cerca de 300 comerciantes ativos. Todavia, boa parte é o próprio dono quem atende e é o único meio de sobrevivência. Então uma das sugestões apresentadas pedia o atendimento delivery ou drive-thru também para lojas”.
Contudo segundo o prefeito, a Polícia Militar disse que não aceitaria essa condição porque desobedeceria a ordem do governador.
Como estamos vivendo um momento caótico, a decisão tomada é a de manter somente as atividades essenciais na ativa. Vamos continuar com o atendimento delivery ou drive-thru. O momento é de pensar na vida das pessoas, conter a propagação do vírus para que possamos retomar a normalidade na próxima semana.
Leia outras notícias no Portal RSN.