Após embate entre a situação e a oposição a Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou requerimento que convida o ex secretário de Agricultura na gestão do então prefeito Fernando Ribas Carli, Milton Roseira Junior, para dar explicações sobre o escândalo da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no programa federal Compra Direta. A votação aconteceu durante a sessão dessa terça feira (22) com o placar de 13 a 08. A bancada oposicionista votou em bloco contra o convite.
A atitude é inédita no parlamento já que Milton Roseira Junior é vereador. O entendimento do líder da oposição, Elcio Melhem (PP) é que Miltinho, por ser um agente político, não necessita ser convidado, já que pode utilizar a tribuna no momento que desejar. Essa também foi a posição do ex secretário que disse que se pronunciaria no momento oportuno. “Estou sendo convidado a falar na minha própria casa”. O comentário foi emendado por Melhem. “Esta Casa vai cair no ridículo aprovando esse requerimento”.
Para os vereadores que apresentaram o requerimento, Miltinho deve uma explicação aos produtores cadastrados no programa, que na administração anterior, foi chamado de Eco Feira. O programa está suspenso e causa prejuízo aos cadastrados que deixaram de entregar a produção.
Desde que o esquema estourou em nível nacional, Miltinho ainda não falou sobre o assunto.
O requerimento e a votação, porém, apresentam falhas e o resultado final pode ser anulado. De acordo com o Artigo 99, parágrafo único, do Regimento Interno do Legislativo Municipal, Miltinho estaria impedido de votar já que a matéria era do seu interesse. O que não aconteceu, pois o vereador participou da votação. De acordo com o RI, ele poderia ter participado apenas das discussões. Já o artigo 182 do mesmo RI, prevê que só podem ser convocadas a prestar esclarecimentos, autoridades, pessoas físicas, funcionários municipais que exerçam cargos de chefia ou de assessoramento sobre a matéria em questão. No caso, os signatários do requerimento deveriam ter endereçado o convite ao ex secretário Milton Roseira Junior e não ao vereador, como foi feito.
A matéria entrou na pauta de votação em regime de urgência sem dar tempo de ser analisado.
O vereador e ex secretário de Agricultura Milton Roseira Junior: "boca fechada"