22/08/2023


Cotidiano Paraná Região Saúde

Em Irati, média de letalidade da covid-19 salta de 1% para 5,3%

Entre os dias 1º e 14 de março, houve 243 novos casos confirmados, uma média de 18 infecções por dia. Além de sete mortes no período

coronavirus-5019456_1280

A média de mortos desde o início da pandemia era de 1% (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Comunicação de Irati, publicou dados alarmantes no fim da tarde dessa segunda (15). Conforme as informações, a média de letalidade do vírus no município chega a 5,3%. Desse modo, em Irati, do dia 1º de março até o dia 14, houve 243 novos casos confirmados. Uma média de 18 infecções por dia. Entretanto, o que mais preocupa é a expressiva alta no número de mortes no município. Se desde o início da pandemia, a média de contaminados que morreram se mantinha em torno de 1%, na última semana, de 8 a 14 de março, foram sete mortos, o que representa 5,3% na taxa de letalidade do vírus.

Dessa maneira, diante dos números que estão surgindo em todas Regiões, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da covid-19 de Irati (COEF), enfermeiro Agostinho Basso, expressou a dimensão da preocupação do setor de Saúde. “Estamos vivendo a pior fase da Covid-19. Temos agora 25 internados, 17 em enfermaria e oito em UTI, além mais cinco internados na UPA”.

Além disso, ele cita o recente e assustador crescimento de contaminados e doentes em família. “Uma pessoa mais jovem possivelmente traz o vírus para casa e contamina todos os demais. Temos casos em uma única família, de já ter ocorrido a morte de um adulto jovem. E mais três pessoas estão internadas, sendo dois deles em UTI, e o terceiro em estado bem grave”.

Basso acrescenta que os números estão aumentando, e no Paraná inteiro não há mais leitos de UTI nem de enfermaria.

Hoje, segundos dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a macrorregião Leste, que comporta desde Laranjeiras do Sul até Paranaguá, abrangendo Curitiba e o litoral, possuía apenas nove leitos de UTI disponíveis e apenas para quem já está em enfermaria dos hospitais. O Paraná está com 98% de ocupação dos leitos de UTI, e já são mais 1.300 pessoas no aguardo de alguma alta.

Por fim, o coordenador comentou que o governador Ratinho Junior deve se pronunciar em breve com relação ao decreto do Estado, que expira às 5h desta quarta (17). Conforme o coordenador, Irati seguiu a maior parte do modelo dos decretos estaduais, e também vai avaliar como proceder em relação às novas diretrizes estaduais. “A maior tragédia que pode ocorrer é as pessoas começarem a adoecer de forma grave, não encontrarem leitos e perecerem em casa”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo