22/08/2023
Cotidiano Economia Região

Em Irati, parte do Imposto de Renda pode ser doado para projetos sociais

Os contribuintes podem doar 3% do Imposto de Renda para projetos sociais voltados para o envelhecimento, crianças e adolescentes

pexels-andres-ayrton-6551298

Em Irati, parte do Imposto de Renda pode ser doado para projetos sociais (Foto: Reprodução/Pexels)

Muita gente não sabe que o momento de declarar o Imposto de Renda (IR) também pode ser solidário. Em Irati, os contribuintes podem destinar parte do IR para projetos sociais. Conforme a Secretaria de Assistência Social de Irati, a população pode apoiar projetos na área da infância e do envelhecimento.

Tudo isso pode ser feito com a destinação de porcentagem do imposto, diretamente na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). Sendo assim, ao preencher a ficha, é necessário selecionar a opção de doações. E em seguida, selecionar o tipo do fundo. Na sequência, na aba ‘município’, ao selecionar Irati, estará habilitado o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente.

Além disso, a secretaria lembra que a dedução é de 3% e contribui para ações voltadas ao envelhecimento, tornando a cidade mais amiga da pessoa idosa. Inclusive, a destinação também contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.

Por isso, é importante estar atento aos prazos da Receita Federal. Entretanto, a dedução não se aplica à pessoa física que utilizar o desconto simplificado, apresentar a declaração em formulário ou entregar a declaração fora do prazo. Para mais informações, basta ligar no telefone (42) 3132-6200.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.