22/08/2023
Política

Em LS servidores terao reajuste salarial de 10%

imagem-26520

Os servidores da Prefeirura de Laranjeiras do Sul terão mais dinheiro no bolso. O prefeito Berto Silva apresentou um projeto de lei que prevê reajuste salarial de 10% para os servidores públicos municipais. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

De acordo com a assessoria de imprensa do municipio, o índice representa um ganho real de 4,3% para os servidores de carreira, já que no período de maio de 2010 a abril de 2011 a inflação foi de 5,7%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Não se tem notícia que algum município paranaense tenha concedido reajuste maior.  Em Guarapuava, apos uma luta que mais de seis anos, o Sindicato do Servidores Publicos e Professores Municipais conseguiu uma reposicao de 7,6%.

Em Laranjeiras do Sul, os mesmos 10% serão concedidos a servidores comissionados, secretários municipais e ocupantes de cargos eletivos. Porém, esse grupo está com o salário estagnado desde 2009. Nesse período o percentual de perdas é de 13,8%. Ou seja, diferentemente dos servidores concursados, os demais não terão reajuste superavitário.

Segundo a assessoria, nos sete anos de administração do prefeito Berto Silva, os reajustes salariais somam 41% contra 32,7% de inflação acumulada, o que representa um ganho real superior a 8%. Nos três mandatos anteriores ao do prefeito Berto, de 1993 a 2004, os servidores tiveram uma impressionante perda salarial de 69,4%, praticamente 70% de déficit. Só na gestão 1993/1996, a defasagem foi de 40,97%.

Além de aumentar o poder aquisitivo do servidor em 8%, em suas duas gestões,o prefeito Berto Silva recuperou o Fundo Previdenciário Municipal (Funprev), que saltou R$ 600 mil, em 2004, para mais de R$ 6 milhões em caixa, hoje. “Isso foi possível porque nós mudamos de 14% para 27% o percentual de recolhimento em cima do salário do servidor”, disse o prefeito, que reclamou que no passado a prefeitura recolhia a contribuição do servidor e não depositava o dinheiro da conta do Funprev.

Em 20 anos, somente no governo do prefeito Berto Silva os reajustes salariais dos servidores têm sido superavitários. “Eu entendo que os prefeitos que me antecederam não deram o reajuste porque não quiseram, talvez porque não puderam. Não quero jogar pedra em ninguém, mas é justo que o servidor saiba quem lhe tirou quase 70% do seu salário”, desabafou o prefeito.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo