22/08/2023
Cotidiano

Em mais um dia gelado, frio bate novo recorde no PR: -6,1ºC em Guarapuava

imagem-27404

Pelo segundo dia consecutivo, houve quebra de recorde de temperatura no Paraná. Os termômetros marcaram  -6,1ºC em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, na madrugada desta terça-feira (28). Uma massa de ar polar causou a queda nas temperaturas no Paraná.
Antes do recorde desta terça, os termômetros tinham atingido -3,4ºC no distrito de Entre Rios, na região de Guarapuava, , na madrugada de segunda-feira (27).
Curitiba também teve temperatura negativa. Os termômetros marcaram -0,9ºC nesta manhã na capital e esse foi o recorde do ano. A mínima registrada na segunda-feira foi de 0,2ºC.
As temperaturas em todo o país caíram hoje (28), com geada e até neve em algumas regiões do Sul. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estima uma terça-feira gelada em cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O governo paranaense lançou campanha para a distribuição de cobertores, agasalhos e colchões.
Na cidade de São José dos Ausentes (RS) a temperatura chegou a – 2 graus Celsius (ºC), levando a prefeitura a suspender temporariamente as aulas para poupar os estudantes. A medida foi tomada depois que alunos e professores reclamaram à prefeitura que não estavam suportando o frio dentro das salas de aula.
Em São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina, a temperatura a mínima foi de – 6ºC. Em várias dessas cidades, os turistas lotam as pousadas e hotéis à espera da neve. Na cidade de São José dos Ausentes, a prefeitura postou imagens de invernos passados nas quais a neve aparece em quase todas.
No Sudeste, a previsão também é de temperaturas negativas na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e no sul de Minas Gerais, com mínima de até -3ºC. Na região serrana do Rio de Janeiro, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, a temperatura pode chegar a 8ºC.
No Paraná, o governo do Estado e algumas prefeituras promovem uma campanha de arrecadação de colchões, cobertores e roupas para ajudar os municípios de Capitão Leônidas Marques, Cantagalo e Capanema, onde uma chuva de granizo, na madrugada no último dia 26, deixou dois feridos e mais de 1,5 mil casas danificadas.
O governador do Paraná, Beto Richa, informou, na página do governo na internet, que enviou um caminhão com 255 colchões, 600 cobertores e cerca de 8 mil peças de roupas para atender às vítimas da chuva. “Não podemos ficar de braços cruzados numa hora tão crítica como esta, em que as pessoas tiveram suas casas, móveis e roupas danificados”, disse.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.