Em menos de 12h, cinco presos fugiram da Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG UP). A Polícia Militar atendeu o primeiro atendimento de fuga às 15h30 dessa quinta (9). De acordo com as informações da PM, uma equipe policial foi até a penitenciária que fica rua Flávio Corrêa dos Santos, no bairro Conradinho.
No local, os policiais penais informaram que o detento Carlos Eduardo dos Santos, de 21 anos tinha pulado a tela que que separa a penitenciária da rua e fugido em direção a um matagal. De acordo com a penitenciária, o fugitivo vestia calça cinza e camiseta branca.
Menos de 12h depois, às 2h52 da madrugada desta Sexta-Feira Santa (10), uma nova fuga foi registrada na Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG UP). Dessa vez, quatro presos fugiram. Daniel Santos de Mello Junior de 28 anos, Marcelo Barbosa da Silva de 36 anos, Rodrigo José Bueno de 38 anos e Ezequiel da Silva de 31 anos.
Conforme a penitenciária, todos vestiam calça cinza ou amarela e blusa cinza ou amarela. Até o momento, nenhum dos cinco fugitivos foram loxalidos. No último dia 14 de março, cinco presos fugiram da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão.
PEG UP
A Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP) foi inaugurada em novembro de2018. Mas começou a operar como uma unidade de progressão em janeiro de 2019, na estrutura onde funcionava o CRAG – Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, fundado em 2007 e que funcionou até 2018, quando o regime foi extinto no Paraná.
Como a unidade prisional é de progressão, a segurança é mínima. Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo. Com mais essas cinco fugas, o número de fugitivos da PEG UP subiu para 29 desde janeiro de 2019. Desses 10 foram recapturados.
Por fim, o Portal RSN mostrou em outubro de 2019, na websérie “Liberdade Vigiada”, 16 reportagens sobre a unidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.