22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Em menos de 24h, Irati confirma três mortes por covid-19

No fim de semana, houve remanejamento de leitos de Pronto-Socorro da Santa Casa para atender a demanda. Já são 39 mortes no município

covid19-folhainformativa-1000px-shutterstock-Corona-Borealis-Studio

Em Irati, 39 pessoas já morreram (Imagem: Corona Borealis Studio/Shutterstock.com )

Em menos de 24 horas a Saúde de Irati divulgou três mortes confirmadas por covid-19 no município. Dessa maneira, a quantidade de pacientes que perderam a vida em Irati, já chega a 39. No fim de semana, colaboradores tiveram que remanejar leitos da Santa Casa, onde há ala exclusiva para atendimento da infecção.

De acordo com as informações, na manhã de ontem (8), uma mulher de 60 anos anos morreu. Ela estava internada desde o dia 6 de março na Santa Casa de Irati. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, ela tinha comorbidades, mas não houve divulgação de quais eram as doenças.

Já na manhã de hoje (9), a Saúde confirmou outras duas mortes. Conforme os dados, uma mulher de 76 anos que não apresentava comorbidades morreu no Hospital Regional de Guarapuava. Além disso, um homem de 79 anos, também sem comordidades morreu na Santa Casa de Irati.

COMÉRCIO

Na tarde de ontem (8), comerciantes de Irati voltaram a se reunir com o prefeito Jorge Derbli. Durante a reunião, o provedor da instituição, Ladislao Obrzut Neto, mostrou imagens das adaptações feitas e ampliações executadas no Pronto Socorro do Hospital, para tentar acomodar o crescente número de pacientes em Irati.

As autoridades em Saúde presentes ao encontro mostraram preocupação com a situação, já que o Paraná é o 2º Estado no Brasil em número de casos com a nova cepa do coronavírus. Assim, em razão do quadro de agravamento, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 de Irati (COEF), enfermeiro Agostinho Basso, explicou o Ministério da Saúde considera como atividades não essenciais.

Em seguida, a reunião abriu espaço para as propostas dos representantes das diferentes atividades comerciais em Irati. Além disso, o prefeito Derbli comentou que é difícil o município confrontar o Decreto Estadual, que impôs medidas restritivas.

Por fim, o prefeito se comprometeu em receber novamente os representantes na quarta (17), quando termina a vigência das determinações do Governo do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.