22/08/2023


Cotidiano Região

Em menos de um ano, Prudentópolis chega a mais de 50 km de saneamento rural

A obra de saneamento já beneficia 750 famílias. Mas outros 90 quilômetros estão em andamento com custo total que supera R$ 1,2 milhão

saneamento1

*Reportagem com vídeo

Mais de 750 famílias que moram no interior de Prudentópolis passam a ter acesso ao saneamento básico. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desde o começo deste ano, obras estão sendo executadas. Assim sendo, em menos de 9 meses, 50 quilômetros de rede de esgoto e de água tratada já estão executados. Isso equivale a cerca de 36% de um total de 140 quilômetros. Outros 90 quilômetros estão em andamento com custo total que supera R$ 1,2 milhão.

Conforme o prefeito Osnei Stadler (DEM), as obras nas Regiões de Senador Correia e Terra Cortadas estão concluídas. Atualmente as obras seguem nas Regiões de Linha Barra Grande, Linha Paraná e Barra Vermelha. Posteriormente se deslocam para Macacos, Ordenanças, Vista Alegre, Linha Ivaí e Alto Barra Grande. Entretanto, as Regiões de Linha Ivaí e Alto Barra Grande já possuem encanamento. Todavia, estão muito antigas e necessitam de substituição.

De acordo com o prefeito, o Paraná enfrenta situação crítica de estiagem. “Aqui em Prudentópolis não é diferente”. O prefeito lembra que a extensão territorial do interior é grande. “Temos milhares de famílias que necessitam da água. Por isso, queremos o quanto antes, atingir o maior número de pessoas com o saneamento rural”.

DESCENTRALIZAÇÃO

Para que as obras sejam executadas com rapidez as equipes estão divididas em Regiões diferentes. Mas nas localidades que ainda não estão contempladas com o saneamento, um caminhão pipa abastece as casas diariamente. Além disso, Osnei Stadler lembra que a proteção de nascentes também é uma das principais preocupações da administração municipal.

Mas ele observa que a população tem que fazer a sua parte. “Peço para que a população tenha cuidado especial com as nossas nascentes. Nós fazemos trabalhos de recuperação. Mas é importante que a população tenha cuidado para não perdemos as nascentes”.

ESTATÍSTICA

O saneamento básico é uma questão complicada no país. Isso porque um terço dos brasileiros não têm acesso à água tratada. Além disso, metade não tem coleta de esgoto. Contudo, a situação é ainda mais complicada no campo. Afinal, cerca de 31 milhões de brasileiros vivem em zonas rurais.

No entanto, apenas 22% possuem saneamento básico adequado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2020.

*Confira o vídeo das obras de saneamento em Prudentópolis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo