Eles passam o dia pelas ruas da cidade, principalmente, deitados no canteiro da avenida Moacir Julio Silvestri. Alguns pedem dinheiro nos semáforos. Outros coletam lixo reciclável. Entretanto, quando anoitece se agrava o drama das pessoas em situação de rua. Afinal, Guarapuava vem vivenciando um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Nesta quarta (30), por exemplo, os termômetros registraram -3,5ºC.
Todavia, uma ronda especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, está abordando esse público nas noites mais frias. Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, até 11 de julho, essa ação ocorre diariamente, a partir das 20h. Aos fins de semana, sob o sistema de plantão.
Já as pessoas de outros municípios que desejam voltar para a cidade de origem, ganham passagem ou locomoção providenciada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
De acordo com a Secom, nesta semana, 31 indígenas receberam orientação sobre o frio intenso. Eles concordaram em voltar para as reservas de origem. Outra 14 pessoas também receberam atendimento. Entretanto, oito aceitaram ir para o Albergue Noturno e as demais receberam cobertores e comida no local. Essas não quiseram retornar para casa.
VACINA
Nesta quinta (1), segundo a Prefeitura, 152 pessoas em situação de rua receberão a vacina contra a covid-19.
SERVIÇO
Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones, os atendimentos nesses canais são das 8h às 0h. Pelo Whatsapp no número (42) 3622-2411 ou ligue para: (42) 3627-1598.
Em casos emergenciais, solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.
Leia outras notícias no Portal RSN.