22/08/2023
Política

Em palestra na ADVB-SP, Richa destaca gestão eficiente, com parcerias e diálogo

Da redação – O modelo de gestão de Curitiba baseado no planejamento urbano a partir do transporte público foi destacado pelo ex-prefeito Beto Richa (PSDB) durante palestra no Fórum de Temas Nacionais da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVBSP), nesta segunda-feira (24) em São Paulo. “A criação das canaletas exclusivas para ônibus, a preservação de áreas verdes e o uso do transporte coletivo como indutor do desenvolvimento econômico e do adensamento de vazios urbanos tornaram a cidade referência internacional na gestão ambiental”, afirmou Richa para mais de 480 empresários, dirigentes de entidades de classe, profissionais de vendas e marketing de todo o País.
O presidente da ADVBSP, Miguel Ignatios, ressaltou a importância da palestra. “Foi uma das exposições mais elogiadas do Fórum, pelo conteúdo e por tudo que o palestrante apresentou como realização. O público pôde perceber que o Beto não tem dificuldades em assumir planos e compromissos publicamente”, afirmou Ignatios. “Para nós, da ADVB, foi um momento de muita honra e prazer receber esse que representa uma nova geração de políticos comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do País.”
Sob o tema “Os novos desafios da administração pública e a experiência de Curitiba”, Richa explicou que, durante sua gestão ,os esforços administrativos foram direcionados para a busca da eficiência nos gastos e a qualidade do serviço prestado aos cidadãos. “Uma das primeiras medidas adotadas com este propósito, já no início da gestão, em janeiro de 2005, foi determinar um corte de 10% nas despesas de custeio, a fim de reverter o déficit fiscal que havíamos herdado”, disse Richa. No início do segundo mandato, em 2009, lembrou Richa, em face da crise internacional, foi fixada uma nova meta de redução de mais 15% nos gastos de custeio.
Outro fator importante que estimulou o desenvolvimento da cidade foram as parcerias nas mais diversas áreas. “Tínhamos uma convicção muito forte de que, para aumentar a capacidade de investimentos, era indispensável atrair parcerias com a iniciativa privada, com outras esferas de governo e, especialmente, com a sociedade, que assim se sente corresponsável pela gestão”, explicou Richa, citando como exemplos a reforma do Teatro Paiol, a revitalização e manutenção do Jardim Botânico e a restauração do Paço da Liberdade, antiga sede da Prefeitura. “Foram feitas com a cooperação de empresas que decidiram associar sua imagem a três dos mais expressivos cartões postais da cidade”, explicou, lembrando também das parcerias com outras esferas de governo nas áreas de saúde, abastecimento, habitação e segurança pública.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo