22/08/2023

Em pauta, as eleições para a presidência da Câmara

Passadas as eleições municipais, ainda no embalo da “ressaca” do cansaço e das comemorações um dos temas que pauta o cenário político em Guarapuava é a eleição para a Mesa Executiva da Câmara de Vereadores. Ainda é cedo? De jeito nenhum. Afinal, as articulações, as “costuras” começam cedo nos bastidores. O que se espera é que com a nova composição do Legislativo Municipal, agora com 21 vereadores, a maioria eleito pela primeira vez, mude o perfil das eleições para a presidência colocando um ponto final nas negociatas verificadas nos últimos anos. Quem não lembra do “circo armado” numa pousada do Alagado e que deu a vitória pela primeira vez ao atual afastado Admir Strechar? Começava aí a primeira derrota de uma tentativa desastrosa de negociação política sob a batuta do então Procurador do Município Fabio Martins Ribas com a filiação do ex-vereador Joel Iatskiu no PP e então candidato a presidente. A derrota veio a reboque numa van que chegou do Alagado onde vereadores desceram juntos poucos minutos antes da sessão dando a presidência a Strechar, numa das maiores negociações da história do Legislativo Municipal. A história se repetiu dois anos depois, no mesmo lugar, no mesmo esquema, reelegendo o mesmo presidente. Foi a maior “puxada de tapete” que já se ouviu falar na história da Câmara e o grande derrotado desta vez foi o prefeito Fernando Ribas Carli que ao tentar impor a vereadora Maria José Mandu Ribas para comandar uma Câmara composta por 10 homens, à época, assinou a própria sentença.

Que esse estilo de fazer política fique para trás. Que a eleição para a presidência da Câmara aconteça dentro de um embate político pautado por ideias. Vai haver “queda de braço” entre a situação e a oposição – esta tentando arrebanhar vereadores para o seu lado – ah! Isso vai, sim. É próprio do processo. Mas que não haja “troca de favores” explícitos que beneficiem apenas os apaniguados com a utilização do dinheiro público como aconteceu até agora.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.