22/08/2023



Cotidiano Região

Em Pinhão a ordem é arremessar o lixo em cestos e marcar pontos para o meio ambiente

Pinhão inova mais uma vez e depois da Bufunfa lança o Lixosquete em ruas e praças da cidade

lixosquete1

*Reportagem com vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pinhão

O lixosquete inova em Pinhão (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Mais uma maneira criativa de educação ambiental toma conta de Pinhão. Depois do sucesso da Bufunfa, moeda fictícia que motiva a separação do lixo reciclável, agora chegou o Lixosquete.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel, a ideia surgiu da necessidade conscientizar a população a deixar de jogar lixo nas ruas.

“Inicialmente foi pensado algo que fosse lúdico, que levasse as pessoas a perceber que é divertido jogar o lixo, no cesto de lixo”. Conforme disse o secretário, surgiu a ideia de fazer dos cestos de lixos, imitando tabelas de basquete.

Em Pinhão o cidadão mira no cesto e arremessa o lixo (Foto: Ascom/Prefeitura)

“Afinal, quem nunca fingiu estar jogando basquete, enquanto arremessava um papel amassado, uma latinha ou mesmo uma garrafa em um cesto de lixo? E depois de acertar, vibrou como se tivesse feito um ponto na final da MBA (Campeonato Americano de Basquete)”?

Conforme disse o secretário, pois bem, esse é o espírito do Lixosquete: “Sentir satisfação em acertar, em fazer a coisa certa e dessa forma, contribuir para a limpeza da rua onde eu moro, da praça que eu frequento e da cidade onde vivo”.

O LIXOSQUETE

Assim, como pode ser observado, o nome ‘lixosquete’  é uma junção das palavras lixo e basquete. A iniciativa é simples, porém, criativa. Basta um cesto, o lixo, e, principalmente, a vontade de cuidar do meio ambiente.

Não teve quem não participou da atividade lúdica (Foto: Ascom/Prefeitura)

E foi com esse apelo que a administração do prefeito Odir Gotardo lançou o novo projeto. Foi no dia 24 de agosto. E teve ritmo de competição. Um torneio na Feira da Agricultura Familiar teve 30 participantes.  Para motivar ainda mais os ‘jogadores’  teve prêmios doados pelos agricultores. Brócolis, tapetes, cachos de banana, camisetas, corte de cabelos.

De acordo com a organização, algumas rodadas foram bem disputadas. Assim, foram arremessadas caixas de leite, papel amassado de diversos tamanhos, copos plásticos.

A cada novo material apresentado para ser arremessado, o secretário Adilson Israel explicava o quanto aquele material prejudica o meio ambiente.

OS CESTOS

Inicialmente serão adaptados quatro cestos de lixo para o Lixosquete. Um será na praça São Cristóvão, outro em frente a Secretaria de Esportes. O terceiro será em frente à Prefeitura e outro na praça Darci Brolini. Uma estrutura móvel vai circular por bairros e no interior levando informações. Veja no vídeo a entrevista com o secretário do Meio Ambiente, Adilson Israel.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo