O refeitório no pavilhão da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, em Pinhão, é onde os atletas fazem suas refeições durante a segunda fase regional dos Jogos Colegiais (Jocop´s). São aproximadamente 800 atletas, entre 12 e 17 anos, de 34 colégios de sete municípios (Campina Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Pinhão e Turvo). Mais os técnicos, arbitragem, coordenação, imprensa e equipe de apoio.
De acordo com a nutricionista responsável pela cozinha do refeitório, Simone Ivan Bianchini, no primeiro dia (sexta-feira, 23) foram oferecidas no jantar 550 refeições. Na ocasião foram gastos 40 quilos de arroz, 15 quilos de feijão e 100 quilos de carne. Os números são grandes. A quantidade em toneladas de alimentos será somada ao final dos jogos.
Segundo ela, o cardápio é saudável e balanceado. Tudo para que os alunos/atletas recebam os carboidratos, lipídeos, proteínas e minerais necessários e, ao mesmo tempo, que não pese e atrapalhe o rendimento durante os jogos. “Hoje temos o arroz e o purê que são fontes de carboidrato. O feijão e a carne são as proteínas e as verduras, legumes e frutas responsáveis pelas vitaminas e minerais. É o básico que o atleta precisa para ter um bom rendimento”, explica a nutricionista.
Para o café da manhã são oferecidos dois tipos de frutas e um kit, que contém um suco de caixinha e mais um pacote de bolacha ou uma barra de cereal.
Uma equipe de 20 pessoas comanda a cozinha. E para dar conta de tanta comida o dia inicia bem cedinho. “Sete horas da manhã todo mundo já está aqui”, completa Vanessa Bianchini.
Jonny Stroparo aprovou o cardápio. “Muito saboroso”, conta. É a primeira vez que o atleta de basquetebol pelo Colégio Teotônio Vilela, de Campina do Simão, participa dos Jogos Colegiais.
Foto:Jonny Stroparo aprovou o cardápio: “muito saboroso”.
Texto e foto: Andréia A. Alves/Paraná Esporte