Um livro onde a própria comunidade conta a sua história, escreve e ainda ilustra. É desta maneira que o escritor Norbert Heinz busca despertar nas pessoas o desejo pela leitura. “As pessoas não querem apenas ler, elas também querem ter voz”, disse ao Portal RSN.
Para desenvolver o projeto, ele criou a Oficina de Criação de Livro Infanto-juvenil, e no município de Pinhão – na cidade e no interior – incluiu em maio deste ano, também os idosos analfabetos.
E foi na localidade de Nova Divinéia, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que a história de Dona Gabriela se transformou em um livro. E haja história pra contar. Afinal, a senhorinha completou 100 anos de idade no dia 12 de junho.
“São muitos causos da região. Muitas lembranças do tempo da infância e da adolescência que estão resumidas no livro e também gravadas em vídeo”.
Segundo Norbert, as ilustrações foram feitas por três crianças da localidade que participaram da oficina.
O lançamento foi no dia do aniversário de dona Gabriela na presença de filhos, netos, bisnetos e tataranetos. O prefeito Odir Gotardo e as equipe das Secretarias de Educação e Assistência Social também prestigiaram a festa.
Segundo Norbert, a Oficina em Pinhão envolveu 280 participantes. A maioria dos idosos que participaram da Oficina não são alfabetizados.
“Porém, terão algumas de suas histórias registradas em livros que ficaram em escolas e nas comunidades”.
O lançamento coletivo será no segundo semestre.