22/08/2023



Cotidiano Região Saúde

Em Pinhão só abre farmácia, unidades de saúde e postos de combustíveis

Decreto determina 'lockdown' entre esta segunda (8) e quarta (10) para conter a propagação da covid-19 no município

alain, secretario de saúde pinhão

Secretário de saúde de Pinhão, Alain Cesar Abreu (Foto: Ascom/Prefeitura)

A Prefeitura de Pinhão radicalizou no combate ao novo coronavírus. O último decreto divulgado nesse domingo (7) determina ‘lockdown’ na cidade e no interior. Portanto, a partir desta segunda (8) até às 5h de quarta (10) só permanecem abertas as unidades de saúde, farmácias – sem lojas de conveniência – e postos de combustíveis.

De acordo com o secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu, a iniciativa está embasada na alta taxa de ocupação dos leitos do município. Além disso, há a necessidade de evitar aglomerações e restringir a circulação de pessoas. Entretanto, antes do decreto houve reunião entre a equipe municipal de Saúde, vereadores, a Associação Comercial e Empresarial de Pinhão (ACIAP) e Prefeitura, segundo Alain.

“Até ontem [domingo] tínhamos 111 casos ativos e outros 63 aguardando resultado de teste. Também estamos com dois pacientes em UTIs de Guarapuava, seis na enfermaria do Hospital Regional de Guarapuava e um aqui no hospital Santa Cruz [Pinhão] aguardando vaga em leito de UTI”.

SAÚDE TEM OXIGÊNIO

A Secretaria Municipal de Saúde está com estoque de oxigênio para atender pacientes com a covid-19. De acordo com o secretário Alain Cesar Abreu, o município possui 30 cilindros que são mantidos cheios. Todavia, a preocupação é com os dias que virão.

“Estamos com processo licitatório aberto para comprar mais. O problema é que daqui há alguns dias vamos saber onde comprar. Por isso, estamos nos prevenindo”. Conforme o secretário, já estão sendo cedidos ‘ balões’ para o hospital local que encontra-se com dificuldade para conseguir.

Outra informação de Alain ao Portal RSN é que o município deve comprar respiradores. “A nossa intenção é intubar os pacientes que precisarem aqui mesmo para salvarmos vidas”.

VEREADORES QUEREM EXÉRCITO FISCALIZANDO

Ainda nesse domingo (7), três vereadores encaminharam ofício à deputada Cristina Silvestri (Cidadania). Eles pedem que a parlamentar interceda junto ao Estado mais apoio às medidas contra a covid-19. Além disso, solicitam que a deputada fale com o comando do 26º GAC [Guarapuava] para que equipes de militares atuem na fiscalização durante o período de ‘lockdown’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo