Para dona Ivone, agricultora familiar, que mora no interior do município de Pitanga, ficou muito mais fácil cuidar da casa, da pequena produção e das vendas dos doces que fabrica. A possibilidade de tudo isso é viabilizada pela parceria com a Secretaria de Agricultura de Pitanga que junto com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ensinou a fazer doce de leite usando pouco açúcar.
Para auxiliar e motivar pessoas como a dona Ivone a administração municipal com o PRODAFAPI (Programa da Agroindustria Familiar de Pitanga) acompanha os agricultores familiares e incentiva à criação de agroindústria. O selo de qualidade nas embalagens viabiliza a venda tanto em supermercados quanto nos próprios pontos de comercialização.
De acordo com a Agricultura, existem 51 famílias em Pitanga que recebem a visita dos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal. Dona Ivone é uma delas. A agricultora e esposo tem uma pequena agroindústria onde produzem o doce produzido com o leite retirado dos animais que mantem na propriedade. O casal também produz bolos, pudim, nhoque e enroladinhos com derivados da mandioca.
“São os melhores doces que as pessoas podem encontrar na Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, que já em obras, nas feirinhas de toda quarta feira na Praça 28 de Janeiro “, diz dona Ivone. Ela também vai expor a sua produção com demais agricultores familiares em exposição na 10ª edição da FestCentro.. “É muito gratificante saber que estamos contribuindo cada vez mais para o progresso não só de Pitanga mas do Centro do Paraná, gerando verdadeiros profissionais na área rural que é a economia da nossa região”, diz o prefeito.