22/08/2023


Cotidiano Região

Em Prudentópolis, agricultores agradecem a colheita

A colheita, de acordo com o presidente da Igreja, Cleber Iastremski, vem da produção de soja, feijão, milho, tabaco, leite e outros produtos

missa1

Agradecimento à colheita tem celebração religiosa (Foto: Reprodução/YouTube)

Os preparativos começaram muitos dias antes e garantiram o sucesso da festa. Se a expectativa era atrair cerca de 10 mil pessoas, esse número saltou para mais de 15 mil. Assim foi a Festa do Produtor, nesse domingo (19), na localidade de Linha Esperança. Fica no Interior de Prudentópolis.

Como ocorre há seis anos, a missa celebrada no rito ucraniano agradeceu a abundância da colheita. Localidade que congrega 240 famílias em torno da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, a produção é diversificada. De acordo com o presidente da Igreja, Cleber Iastremski, as famílias produzem soja, feijão, milho, tabaco. Há também linhas de leite, além de outras culturas agrícolas.

Produtor vestido tipicamente (Foto: Reprodução/YouTube)

E foi a colheita desses produtos que os agricultores agradeceram. A simbologia, conforme Cleber, se traduziu em ferramentas do cotidiano, alimentos colhidos. “Foi uma festa muito grande e de sucesso. Tudo saiu certinho”. Mas como nem só de trabalho vive o homem, a festa teve churrasco, bingo, show artístico e muita diversão.

Jovens levam ferramentas de trabalho (Foto: Reprodução/YouTube)

Distante cerca de 12 quilômetros da sede do Município, a Linha Esperança, conforme Cleber, possui o acesso pavimentado. “Pouco antes da festa tivemos um trechinho com buracos, mas a Prefeitura veio e arrumou na hora”. De acordo com Cleber o pavilhão da Igreja possui uma cozinha com 300 metros quadrados.

*Veja o vídeo abaixo numa parceria com o Nossa Gente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo